Parque Nacional Serra da Capivara é indicado a Patrimônio Natural da Humanidade

Parque pode se juntar à Paraty e Ilha Grande (RJ) como os únicos no Brasil com as duas chancelas.
Por Redação

O Parque Nacional Serra da Capivara foi indicado para se tornar Patrimônio Natural da Humanidade, como forma de reconhecimento por sua cultura e biodiversidade ricas e de características únicas. Localizado no sudeste do estado do Piauí e com uma área de aproximadamente 130 mil hectares, o Parque tem mais de mil sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres pré-históricas, que retratam guerras, caçadas e outros aspectos do cotidiano dos antepassados.

Foto: Grande PiauíSerra da Capivara
Serra da Capivara

O Parque já é considerado, desde 1991, Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Em 1993, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na categoria Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Com a nova indicação, pode se tornar Patrimônio Misto da Humanidade. Atualmente, somente Paraty e Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, são reconhecidas desta forma.

Foto: Grande PiauíSerra da Capivara - Pintura Rupestre
Serra da Capivara - Pintura Rupestre


De acordo com o secretário de Cultura do Piauí (Secult), Carlos Anchieta, a indicação do Parque é consequência de sua importância enquanto sítio arqueológico e do seu grande valor cultural. “O Parque merece essa indicação por conta de suas riquezas, sua paisagem belíssima, seu estado de preservação e sua importância turística e na realização de pesquisas. E o Piauí só tem a ganhar com esse reconhecimento”, disse o secretário.

De acordo com o gestor da pasta do Turismo, Marcelo Costa, o Parque tem grandes chances de garantir mais um título, já que além de se destacar mundialmente, é de uma beleza valiosa. “Temos elementos únicos no Parque Nacional Serra da Capivara. Uma paisagem geológica importante, diferente, além de ser uma área muito bem preservada. Merecemos mais esse título”, frisa o secretário.

Segundo a doutora em arqueologia e chefe do Parque Nacional Serra da Capivara no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Marrian Rodrigues, uma nova chancela seria motivo de muito orgulho. “Caso se concretize, esse título será mais um reconhecimento pelo grande trabalho que vem sendo realizado, onde já fomos considerados, inclusive, um dos parques mais bem administrados e preservados da América Latina, segundo a Unesco. Então, essa nova conquista traria muitos benefícios, além de mais responsabilidades, visto que o nosso trabalho e o do País na proteção desse patrimônio só aumentaria”, destacou a arqueóloga.

O parque será avaliado pela ONG World Heritage Watch, ligada à Unesco, a partir de alguns critérios, como: fenômenos naturais e áreas de excepcional beleza; ser um exemplo representativo de alguma fase relevante da história da humanidade; representações eminentes de processos ecológicos e biológicos da evolução do ecossistema; conservação da biodiversidade e presença de habitats naturais representativos.

Além do Parque Nacional Serra da Capivara, outros locais bastante conhecidos foram indicados para receber a chancela de Patrimônio Natural. São eles: Lençóis Maranhenses (MA), Parque de Itatiaia (RJ), Raso da Catarina (BA), Cavernas de Peruaçu (MG), os banhados do Taim (RS) e a Serra do Divisor (AC).