Teatros municipais tiveram final de semana movimentado em Teresina

A flexibilização das medidas restritivas, aos poucos as casas de espetáculos estão voltando a abrir.
Por Redação

Foto: Ascom/FMC Teatros municipais tiveram final de semana movimentado em Teresina
Teatros municipais tiveram final de semana movimentado em Teresina
Foto: Ascom/FMCTeatros municipais tiveram final de semana movimentado em Teresina
Teatros municipais tiveram final de semana movimentado em Teresina

Com a diminuição dos casos de Covid-19, o aumento de pessoas imunizadas e a flexibilização das medidas restritivas, aos poucos as casas de espetáculos que são mantidas pela Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, estão voltando a abrir suas portas ao público. Neste final de semana, por exemplo, houve apresentações no Teatro do Boi, no bairro Matadouro (zona Norte) e no Teatro João Paulo II, no bairro Parque Ideal (zona Sudeste).

No sábado (2), as bandas Into Morphin, Deguella, Scrok e Obtus se reuniram no Teatro do Boi durante a 6ª edição do Festival Metal Solidário, que recebeu alimentos não perecíveis para a Casa de Repouso para Idosos – Abrigo Manain, que atende pessoas da terceira idade na região do bairro Porto Alegre, na zona Sul de Teresina. De acordo com Ednardo Leão, produtor do evento, para a realização da atividade, além dos alimentos, o público teve que apresentar o passaporte de imunização contra o coronavírus.

“Sabemos que a pandemia ainda não acabou, por isso tomamos diversas medidas para garantir a segurança de todos. Este ano o festival ocorreu em um formato diferente, porém, sem esquecer a missão solidária”, conta Ednardo Leão, enfatizando ainda que nos próximos dias ocorrerá a entrega dos alimentos recebidos.

Ainda no sábado, o coreógrafo Sidh Ribeiro realizou, no Teatro João Paulo II, o espetáculo “Versos de Gonzaga” e, através da dança, apresentou um pouco da história de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O evento foi aberto ao público e contou com financiamento da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal e apoio da gestão municipal. Luiz Gonzaga foi um músico brasileiro, sanfoneiro, cantor e compositor, recebeu o título de “Rei do Baião”. Foi responsável pela valorização dos ritmos nordestinos. Levou o baião, o xote e o xaxado para todo o país.

“Como professor no Teatro Municipal João Paulo II foi muito importante para mim executar esse projeto. A Lei Aldir Blanc tem sido muito importante para os artistas nesse momento tão difícil”, conta Sidh Ribeiro, enfatizando que a gestão municipal também tem sido muito importante na realização desses projetos.

Ainda no Teatro João Paulo II, no domingo (3), profissionais da dança estiveram envolvidos no Projeto Dança Dirceu, um espetáculo de dança que mostrou o potencial de jovens talentos da região do Grande Dirceu. O evento, que reuniu diversos grupos de dança, também contou com financiamento da Lei Aldir Blanc, o mesmo foi organizado por Débora Lopes e Hulda Lopes.

Além de estarem abertos para a realização de espetáculos, os dois teatros municipais também trabalham o lado social levando para a periferia da cidade diversos cursos gratuitos na área da cultura. O município também conta o Teatro de Arena, que é um anfiteatro localizado na Praça da Bandeira, no Centro de Teresina.