Aneel anuncia bandeira tarifária da energia elétrica verde em janeiro

Período chuvoso aumentou níveis dos reservatórios das hidroelétricas o que gerou a medida
Por Redação

Foto: Grande Piauí Conta de luz aumento 20%
Conta de luz aumento 20%
Foto: Grande PiauíConta de luz aumento 20%
Foto ilustrativa

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária para o mês de janeiro será verde. Sendo assim, não haverá cobranças adicionais na conta de luz para este mês. 

Segundo a agência, com a chegada do período chuvoso, melhoraram os níveis dos reservatórios das hidroelétricas e o custo para a geração de energia está mais baixo. "Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas", explicou.

A boa notícia para os consumidores vem logo após outra decisão da Agência que vai reduzir impactos na conta de luz no ano que vem, como explica o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa. “Temos trabalhado para garantir tarifas de energia cada vez mais justas, o que inclui melhorias contínuas na metodologia das bandeiras e reduções estruturais nos custos, como a que aprovamos ontem”, explica Feitosa, referindo-se à redução de 34,5% no custo da energia gerada pela usina hidrelétrica de Itaipu e que será contemplada no cálculo das tarifas, realizado anualmente pela Agência.

Lançado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanhar, mês a mês, as condições de geração de energia no País.

Saiba mais sobre: