Consulta aberta para lote residual de restituição do IR

No total, 205.930 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados.
Por Redação

Foto: Reprodução Receita Federal
Receita Federal

A Receita Federal disponibilizou nesta quinta-feira (21) a consulta para mais um lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física. Cerca de 206 mil contribuintes que estavam na malha fina e regularizaram sua situação com o Fisco serão beneficiados, totalizando R$ 339 milhões em restituições.

Beneficiados e Critérios

No total, 205.930 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados. Desse grupo, 4.201 têm mais de 80 anos, 28.541 têm entre 60 e 79 anos, 3.404 possuem alguma deficiência física, mental ou doença grave e 6.910 têm o magistério como principal fonte de renda.

Também estão incluídos 106.096 contribuintes sem prioridade legal, mas que foram priorizados por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado pelo recebimento da restituição via Pix. Além disso, 56.778 contribuintes não prioritários foram contemplados.

Consulta e Resgate

A consulta pode ser realizada na página da Receita Federal na internet, através do menu "Meu Imposto de Renda" e selecionando "Consultar a Restituição". Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Caso o contribuinte não esteja na lista de beneficiados, é recomendado que verifique sua situação no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e, se necessário, realize a correção da declaração. Os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil, sendo possível agendar o crédito em qualquer conta bancária em nome do contribuinte.

É importante ressaltar que, caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse prazo, o contribuinte deverá requerer o valor no Portal e-CAC.

Destaques da matéria:

  • Consulta aberta para lote residual de restituição do IR
  • 206 mil contribuintes serão beneficiados, totalizando R$ 339 milhões em restituições
  • Destaque para contribuintes idosos e com deficiência
  • Consulta disponível no site da Receita Federal e pelo aplicativo
  • Valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil

Saiba mais sobre: