Pix Automático e Pix por aproximação: saiba o que vem por aí
Saiba como o Pix evoluiu ao longo dos seus quatro anos de existênciaO Pix está completando quatro anos e evoluiu bastante desde a sua criação. Renato Dias de Brito Gomes, Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, vai falar sobre o desenvolvimento do Pix até hoje e detalhar as novidades que estão chegando. Uma live transmitida pelo Banco Central, acontece nesta segunda-feira, às 14h, no Canal do BC do YouTube.
Na segunda passada, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, participou do lançamento do "Pix por aproximação" para os usuários da carteira digital do Google, em São Paulo. Com o sistema, os consumidores vão poder realizar pagamentos com o celular — como fazem com cartões — usando o sistema de pagamentos instantâneos do BC.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Como vai funcionar
Para fazer o Pix por Aproximação pela Carteira do Google, os usuários vão precisar vincular suas contas à ferramenta. A partir disso, ao fazer um pagamento, o consumidor só vai precisar desbloquear o celular, aproximar o aparelho e seguir os passos do pagamento Pix pela Carteira. O recurso, por enquanto, só irá funcionar para aparelhos Android.
Inicialmente, o Google Pay é a única carteira digital que oferece suporte ao Pix por aproximação. Para que o usuário use a opção de aproximar, o lojista terá que optar, na maquininha, pela opção de pagamento por Pix. O código QR vai aparecer na tela da máquina. O consumidor então terá que ativar o Google Pay, que irá fornecer as opções de bancos cadastrados pelo usuário.
A expansão da funcionalidade depende tanto da disponibilização pelos bancos, como da ativação do recurso para empresas por trás das "maquininhas". Todo o mercado, no entanto, terá que habilitar o sistema até o prazo estabelecido pelo BC, de fevereiro do próximo ano.
A expectativa do Banco Central é que o recurso esteja acessível a toda a população em fevereiro de 2025, quando todas as instituições financeiras credenciadas ao BC deverão oferecer o serviço por meio dos iniciadores de pagamento. Os testes com outras instituições de pagamento começam no próximo dia 14.