Alunos da rede estadual recebem estratégias para o ENEM durante live da Seduc

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorre nos dias 5 e 12 de novembro
Por Redação

Foto: ascom seduc PI Professores dão dicas para o ENEM durante live
Professores dão dicas para o ENEM durante live
Foto: ascom seduc PIProfessores dão dicas para o ENEM durante live
Professores dão dicas para o ENEM durante live

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC) segue em ritmo intenso de aulas nos modos presencial e on-line com a reta final de preparação dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste domingo, 29 de outubro, os estudantes acompanharam a 13ª edição do Novo Pré-Enem Live, transmitido pela plataforma do Canal Educação no YouTube.

Em quatro horas de transmissão ao vivo, das 8h às 12h, foram compartilhados os conteúdos, dicas e análises de questões em uma transmissão interativa entre o público e os professores. Os estudantes acompanharam as aulas de Geografia, Redação, Matemática, Linguagens (Literatura) e Ciências da Natureza (Física), ministradas pelos professores Marcelo Lima, Erik Soares, Alexsandro Kesller, Marilia Ferreira e Caio Breno, respectivamente.

Durante as aulas, o chat na transmissão on-line é um dos principais canais de interação entre os professores e alunos, principalmente, após a finalização das aulas com o quadro Bora Papear. Na 13ª edição, a interação foi mediada pela equipe de coordenadores do Novo Pré-Enem Seduc e pela superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior (Seduc), Viviane Holanda.

“Tivemos incríveis revisões nos municípios de Ribeiro Gonçalves e Bom Jesus neste final de semana, entretanto, a programação de aulas não se encerrou. Ao longo de todo o ano os estudantes se prepararam por meio do Quizz Enem, Enem Game, revisões Novo Pré-Enem + Pré Saeb, e ainda teremos o Corujão da Vitória e o Aulão da Natureza, ou seja, diversas ações estratégicas que Secretaria da Educação vem executando para que o estudante esteja preparado para fazer a prova Enem”, informou a superintendente.

O professor de geografia, Marcelo Lima, destacou importantes dicas para a área das Ciências Humanas, como a atenção no momento de leitura de temáticas. “Os estudantes devem estar atentos ao conteúdo das provas de humanas, pois nos enunciados há elementos para produzir melhor a redação. As temáticas abordadas nas provas de humanas estão, geralmente, sendo exigidas na produção textual”, comentou.

Em matemática, o professor Alexsandro Kesller, apresentou dicas valiosas, durante o Bora Papear, para resolver as questões na prova. "Temos fórmulas que o aluno pode se aproveitar da regra de 3 para resolver as questões como função do primeiro grau, então, ele deve aproveitar essa facilidade. Outro assunto em que o aluno deve estar atento é a matemática financeira envolvendo cálculo percentual, juros simples e composto. Na hora da prova os alunos devem estar atentos aos níveis de questão para não errar um item fácil e acertar questões difíceis", exemplificou o professor.

O quadro Minuto Enem da semana foi dedicado aos conteúdos de redação, matemática e física. Os professores produziram comentários e dicas rápidas sobre uma temática específica para os estudantes estarem atentos no momento de responder a prova.

As estratégias compartilhadas nas edições Live visam preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a ser realizado em dois domingos consecutivos – dias 5 e 12 de novembro. As primeiras provas serão de ciências humanas, linguagens e redação, aplicadas no dia 5 de novembro. 

Saiba mais sobre: