Saiba como recuperar senha de acesso a informações do Enem

Participante precisa do login único da plataforma gov.br para consultar o local de prova.
Por Redação

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil Primeiro dia de provas será no próximo domingo
Primeiro dia de provas será no próximo domingo
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência BrasilPrimeiro dia de provas será no próximo domingo

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começa no próximo domingo, 21 de novembro. Para acessar algumas das principais informações sobre a sua participação no exame, o participante precisa utilizar o login único de acesso à plataforma gov.br. Caso não lembre a senha da conta cadastrada, é possível verificar e recuperá-la.

A senha é necessária, por exemplo, para consultar o local de prova e outras informações do Cartão de Confirmação de Inscrição, como os horários da aplicação do exame. Ela também deve ser utilizada para conferir os resultados individuais do Enem e realizar inscrição em programas de acesso à educação superior, de bolsa de estudos ou de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação (MEC).

Recuperação – Para recuperar a chave eletrônica, basta acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF para fazer a verificação e clicar em “Avançar”. Em seguida, é só clicar em “Esqueci minha senha”. Existem diversas formas de recuperar a conta: por meio do aplicativo Meu gov.br, de bancos credenciados, do Internet Banking de bancos conveniados, por e-mail ou por mensagem de texto (SMS). O participante deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta.  

Login único – O acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. É necessário se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Saiba mais sobre: