Seduc lança Campanha de Autodeclaração Étnico-Racial

Busca incentivar estudantes a declararem sua raça e cor durante a matrícula
Por Pablo Cavalcante - Gov

Foto: Reprodução A campanha, voltada ao ano letivo de 2025, busca incentivar estudantes da rede estadual a declararem sua raça e cor durante a matrícula
A campanha, voltada ao ano letivo de 2025, busca incentivar estudantes da rede estadual a declararem sua raça e cor durante a matrícula

Os adornos em vermelho, azul e amarelo no rosto da estudante Hayra Ywyra, de 18 anos, vão além de um gosto pessoal ou tendência passageira. Para a jovem de origem guajajara, exibir os traços culturais dos seus ancestrais é um ato de afirmação.

Foto: ReproduçãoHayra, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Indígena Oka Ka Inaminanoko
Hayra, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Indígena Oka Ka Inaminanoko

"É por meio dessa autoafirmação que somos vistos e que nossos direitos se fortalecem. Minha cultura, minha história, transmitida pela oralidade, pela comida e pela fala, continua viva quando me autodeclaro", afirma Hayra, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Indígena Oka Ka Inaminanoko. Ela cursa a 1ª série do ensino médio integrado ao Curso Técnico em Administração e é uma das faces da nova campanha da Secretaria da Educação (Seduc) sobre autodeclaração étnico-racial.

A campanha, voltada ao ano letivo de 2025, busca incentivar estudantes da rede estadual a declararem sua raça e cor durante a matrícula, que ajudará na formulação de políticas públicas educacionais. 

Foto: ReproduçãoA campanha, voltada ao ano letivo de 2025, busca incentivar estudantes da rede estadual a declararem sua raça e cor durante a matrícula
A campanha, voltada ao ano letivo de 2025, busca incentivar estudantes da rede estadual a declararem sua raça e cor durante a matrícula

Segundo o secretário da Educação, Washington Bandeira, a proposta pretende reduzir desigualdades e promover equidade na rede de ensino, além de combater a discriminação. "Queremos sensibilizar para a importância da autodeclaração e mostrar os seus impactos sociais, econômicos e culturais. Esses dados orientarão ações afirmativas voltadas à inclusão e à equidade", explica o gestor.

A estudante Lívia Maria de Jesus, da 3ª série do Ceti José Pereira da Silva, reforça o papel da autodeclaração na luta contra o preconceito. Negra, ela defende que o processo amplia o entendimento e o respeito ao próximo. "Eu acho que quando a gente se conhece, a gente entende melhor o mundo e como as coisas funcionam. Conseguimos, inclusive, compreender e respeitar as outras pessoas. O preconceito nasce da falta de conhecimento", avalia a aluna.

Foto: Reprodução Governo do PiauíEstudante Lívia Maria de Jesus, da 3ª série do Ceti José Pereira da Silva reforça o papel da autodeclaração na luta contra o preconceito
Estudante Lívia Maria de Jesus, da 3ª série do Ceti José Pereira da Silva reforça o papel da autodeclaração na luta contra o preconceito

A campanha também busca elevar a autoestima dos alunos, como destaca Lara Ferreira, aluna da 2ª série do Liceu Piauiense. "É importante porque nos validamos sem julgamentos externos, reconhecendo nossas características e das pessoas que estão próximas da gente", afirma a estudante.

Matrículas 2025: prazos e orientações

O período de renovação de matrículas na rede estadual de ensino do Piauí teve início em 25 de novembro e segue até 6 de dezembro. O procedimento é totalmente digital, disponível no site da Secretaria da Educação (seduc.pi.gov.br/matricula) ou no portal Gov.PI Cidadão (pidigital.pi.gov.br), que também oferece aplicativos para iOS e Android.

Para estudantes sem acesso à internet, os laboratórios de informática das Escolas Seduc estão abertos para atendimento, com servidores capacitados para prestar suporte durante o processo.

Outras etapas incluem o remanejamento e transferência de alunos, que ocorrerão de 2 a 6 de dezembro. Já a matrícula para novos estudantes estará disponível de 9 a 30 de dezembro.