Seduc realiza formação do PRO Alfabetização na Idade Certa

Formação do PRO Alfabetização na Idade Certa beneficia professores e gestores
Por Redação

Foto: Divulgação Seduc Pro Alfabetização
Pro Alfabetização
Foto: Divulgação SeducPro Alfabetização
Pro Alfabetização

O lançamento das propostas de formação de professores e de gestores do PRO Alfabetização na Idade Certa, realizado na manhã desta quarta-feira (2), foi a primeira ação de mobilização e engajamento do programa em 2022. O evento apresentou a organização e a estrutura das etapas da formação de professores – do ciclo de alfabetização e da educação infantil – e de gestores regionais, municipais e escolares, para engajar as redes de ensino na agenda formativa do programa.

O evento contou com as participações de Maria José Mendes Neta (diretora de Ensino e Aprendizagem; Arlete Boson, secretária municipal de Educação de Baixa Grande do Ribeiro, representando a UNDIME; Veveu Arruda, diretor executivo da Associação Bem Comum; Gabriela Oliveira, coordenadora estadual do PRO Alfabetização na Idade Certa; Lia Sousa, coordenadora do Eixo de Fortalecimento da Aprendizagem; e Cleverson Moreira, coordenador do Eixo de Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar.

Considerando os desafios impostos às redes de ensino e à aprendizagem das crianças do Piauí, em decorrência da pandemia da COVID-19, as propostas de formação estão conectadas com as inovações educacionais, com a diversidade e com a realidade da educação piauiense, endereçando as principais lacunas de ensino do Estado e assegurando, por meio dos encontros formativos, a recomposição e o desenvolvimento das aprendizagens.

“O importante da política do PRO Alfabetização na Idade Certa é o olhar para o estudante piauiense, o olhar para a aprendizagem do Piauí. Se tratando de educação, temos que pensar em qualidade e em parceria”, afirma a professora Maria José.

As seguintes propostas de formação foram apresentadas no evento:

● Formação de Professores do Ciclo de Alfabetização (1º. e 2º. Ano do Ensino Fundamental);

● Formação de implementação do Material Didático Complementar, em parceria com a Associação Nova Escola;

● Formação de Professores da Educação Infantil (pré-escola);

● Formação para Gestores escolares do ciclo de alfabetização;

● Formação para Dirigentes Municipais de Educação;

● Formação para gerentes regionais de educação e equipes técnicas das GRE, em parceria com a PARC e a consultoria Lyceum.

Saiba mais sobre: