UFPI lança edital para vestibular com 4 mil vagas em cursos à distância

Lançamento do edital aconteceu no Salão Nobre da Reitoria, na quinta-feira 19
Por Redação

Foto: ascom ufpi Lançamento do edital aconteceu no Salão Nobre da Reitoria
Lançamento do edital aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Em busca de democratizar o acesso à educação, o Centro de Educação e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou, nesta quinta-feira (19), o edital para a oferta de cursos de graduação na modalidade EAD. Serão disponibilizadas 4.350 vagas para ingresso no semestre de 2025.1, número que representa aproximadamente o dobro em relação ao último processo seletivo.

O lançamento do edital, realizado no Salão Nobre da Reitoria, foi presidido pelo reitor da UFPI, Gildásio Guedes, e contou com a presença da diretora do CEAD, Lívia Nery, e do secretário Estadual da Educação do Piauí, Washington Bandeira. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 10 de outubro, por meio da página da Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE).

Acesse o edital aqui.

Durante seu discurso, o reitor Gildásio Guedes destacou a importância do CEAD em proporcionar o acesso democrático ao ensino superior. “Nós temos 46 polos espalhados por todo o Piauí, o que confere ao CEAD uma capilaridade muito relevante, pois conseguimos chegar a municípios que não possuem universidades. É uma maneira de qualificar mais pessoas e oferecer ensino superior público de qualidade”, afirmou.

A diretora do CEAD, Lívia Nery, ressaltou que o aumento no número de vagas reforça a expansão do ensino a distância e contribui para a formação de novos profissionais. "Queremos oferecer aos nossos alunos a oportunidade de aprendizado para que possam aplicar esse conhecimento em suas regiões, devolvendo à comunidade todo o potencial adquirido. Esperamos cada vez mais contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos discentes", declarou.

Elenilda da Silva Santos, representante do Fórum de Coordenadores do Polo Piauí, enfatizou que o novo edital permitirá alcançar um número ainda maior de pessoas. “Houve um aumento significativo no número de vagas oferecidas este ano. Sinto-me feliz por fazer parte deste momento importante, especialmente com o crescimento da oferta nos polos do interior”, destacou.

O secretário Estadual de Educação, Washington Bandeira, também celebrou a iniciativa, ressaltando que o ensino a distância proporciona oportunidades para quem vive no interior do Estado. “É uma grande satisfação participar deste momento na UFPI. O CEAD leva ensino e realiza sonhos em diversas cidades do Piauí”, disse.

As vagas contemplam 13 cursos de Licenciatura (Ciências Agrárias/Agroecologia, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras-Inglês, Letras-Português, Matemática, Pedagogia e Química), dois cursos de Bacharelado (Administração e Administração Pública), além de dois cursos de Tecnologia (Tecnólogo em Energias Renováveis e Tecnólogo em Gestão de Dados).

O processo seletivo para ingresso nos cursos do CEAD/UFPI é organizado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE) e resulta de acordos de cooperação técnica e convênios firmados com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a Secretaria de Educação do Estado do Piauí e com Prefeituras Municipais.

A solenidade contou ainda com a presença do vice-diretor do CEAD/UFPI, Ildemir Ferreira Santos; do pró-reitor de Extensão e Cultura, Francisco Tavares; da pró-reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Gomes; da pró-reitora de Administração, Sâmia Alves dos Santos; da superintendente de Comunicação Social, Graciele Barroso; da superintendente de Tecnologia da Informação, Clédjan Torres da Costa; da superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Virgínia Muniz; da diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Eliana Alencar; do prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek; do presidente da COPESE, Gilvan Lima; do presidente da Comissão Organizadora de Concursos (COC), Eliesé Rodrigues; da superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da SEDUC, Viviane Carvalhedo; da diretora de Ensino Superior da SEDUC, Ivana Cabral; da coordenadora adjunta da UAB, Liana Rosa Brito Cardoso; do superintendente da FADEX, Antônio Vinícius Oliveira; do coordenador do Polo CEAD Teresina, Francisco Adalberto do Nascimento Paz; e da representante do Fórum de Coordenadores do Polo Piauí, Elenilda da Silva Santos, além da presença de coordenadores de cursos e polos.

Saiba mais sobre: