Chico Diaz encena peça sobre confinamento, lucidez e loucura em Teresina

Espetáculo “A lua vem da Ásia” será apresentado no Festluso no dia 24 de novembro, entrada franca.
Por Redação

Foto: reprodução Ator Chico Díaz encenará peça durante festival em Teresina
Ator Chico Díaz encenará peça durante festival em Teresina
Foto: reproduçãoAtor Chico Díaz encenará peça durante festival em Teresina
Ator Chico Díaz encenará peça durante festival em Teresina

O ator, dramaturgo, diretor e produtor Chico Diaz apresentará o espetáculo “A lua vem da Ásia” no Festival de Teatro Lusófono – FestLuso, que acontece em Teresina entre os dias 22 e 28 deste mês, confira a programação completa ao final desta matéria.

Chico Diaz tem mais de 40 anos de carreira nas artes audiovisuais, com participação em mais de 80 filmes, 22 novelas e inúmeras peças teatrais. Em Teresina, sua apresentação será no dia 24 de novembro, a partir das 19 horas, no Theatro 4 de Setembro. A entrada é gratuita, mas será exigido o cartão de vacinação com as duas doses confirmadas.

A peça retrata o diário de um homem hospedado em um hotel de luxo – ou talvez um campo de concentração ou um manicômio. Tendo a loucura como tema central, o protagonista enfileira recordações (ou alucinações?) de suas passagens por diversos países, tornando-se o narrador de um mundo governado pela lei do absurdo, mas que parece assustadoramente semelhante à nossa normalidade.

“É preciso gritar. Como artista, é obrigação gritar. O grito foi dado ao homem; é uma forma de defesa como outra qualquer”, explica o ator Chico Diaz sobre o motivo para encenar a peça “A lua vem da Ásia”, que ele mesmo adaptou do romance homônimo do escritor mineiro Walter Campos de Carvalho (1926-1998).

O FestLuso 2021 tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí / SECULT / SIEC e Equatorial Piauí; apoio República Portuguesa – Cultura e Dg’Artes; produção: Navilouca Produções e realização: Grupo Harém de Teatro.

Sobre o espetáculo

O romance de Campos de Carvalho é um livro limite: o que está durante todo o tempo por um fio é a capacidade do homem de ser livre e de pensar livremente. O personagem, encerrado na voz de uma primeira pessoa narrativa, inicia seu ambicioso projeto de libertação a partir da própria linguagem, pois a expressão é o seu único escape. O personagem reflete o complexo comportamento da sociedade ocidental a partir da expansão da cultura de massa, marcado pelo isolamento e perda do sentido de coletivo, pela desmaterialização da realidade e pela fragmentação do indivíduo.

A peça “A lua vem da Ásia”, assim como o livro, levanta questões sobre os limites do poder, das hierarquias e o lugar de cada cidadão na sociedade.

O livro e o autor

Publicado originalmente em 1956, o livro “A Lua vem da Ásia” marca o nascimento da narrativa surrealista de Walter Campos de Carvalho (1926-1998), escritor mineiro radicado em São Paulo. Autor de pelo menos quatro pequenas obras-primas da literatura brasileira – “A Lua vem da Ásia” (1956), “Vaca de nariz sutil” (1961), “A chuva imóvel” (1963) e “O púcaro búlgaro” (1964) –, faleceu em 1998, após abandonar a literatura como profissão. Apesar de notório mau-humor, o escritor – o primeiro, e talvez o último escritor surrealista do Brasil – tinha no riso o seu instrumento de crítica. O riso como uma forma de apontar as falhas da sociedade de massa, consumista e belicosa. Em seus textos, pretendia trabalhar a demolição d e todos os valores burgueses através do nonsense; a redução do amor à sua forma fisiológica: o sexo; a redução da vida à morte.

Histórico da peça

A peça estreou em 2011, no CCBB do Rio de Janeiro, e percorreu também as unidades de Brasília e São Paulo, sempre com sucesso de crítica e público. Voltou a fazer novas temporadas ao longo dos anos, sendo apresentada em 2020 no projeto #EmCasaComSesc, criado por ocasião da quarentena e recentemente fez parte da programação no 38º Festival de Almada em Portugal.

Foto: Divulgação SecultAtor Chico Díaz encenará peça durante festival em Teresina
Ator Chico Díaz encenará peça durante festival em Teresina