Escola de Música é inaugurada na zona norte de Teresina

Escola mais de 700 alunos que terão a oportunidade de aprender a tocar um instrumento.
Por Redação

Foto: ascom secult Governador durante inauguração de escola de música na capital
Governador durante inauguração de escola de música na capital
Foto: ascom secultGovernador durante inauguração de escola de música na capital

O governo do estado do Piauí, inaugurou na última quinta-feira 26, a Escola de Música Dona Gal, que irá atender mais de 700 alunos que terão a oportunidade de aprender a tocar diversos instrumentos dentre eles violino, viola, violoncelo, contrabaixo, trompete, clarinete, sax, trombone, tuba, trompa,bateria, sanfona, teclado e percussão, além de canto, canto coral infantil e ainda capoeira e balé.

Em nova sede no bairro São Joaquim, zona norte de Teresina, a escola passou por reforma financiada por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), com o patrocínio da Equatorial Piauí. O prédio onde a escola funciona foi cedido pela prefeitura.

O governador do estado do Piauí, Wellington Dias esteve presente na inauguração, para ele a cultura é um instrumento para mudar a vida das pessoas que têm esse dom e a capacidade de descoberta. O secretário de Cultura, Fábio Novo que também esteve presente destacou que este é apenas um dos projetos realizados através da Secult e que em 2021 foram mais 211 projetos contemplados, que vão desde a reforma de prédios, criação de espaços de cultura a incentivos para produção cultural em todas as áreas. “Em momento de crise, geralmente, se retira dinheiro da cultura. Durante a pandemia, a cultura foi um dos seguimentos que mais sofreu. Mas, aqui no Estado do Piauí, por determinação do governador, nós dobramos os investimentos, o que nos permite colher frutos como esse, um sonho transformado em realidade queria atender mais de 700 crianças”, disse ele.

Na ocasião, o governador Wellington Dias autorizou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a ver as possibilidades de parceria para o pagamento dos professores, que hoje são voluntários, tendo em vista que a maioria dos alunos que frequentam a Escola Dona Gal, são alunos de escola pública.