Rally Cerapió 2022 começa nesta segunda e faz 35 anos de história

Rota das Emoções será explorada por participantes de todo o Brasil nesta edição
Por Redação

Foto: ReproduçãoA prova será realizada de 23 a 28 de janeiro e terá largada na Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE)
A prova será realizada de 23 a 28 de janeiro e terá largada na Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE)

Um dos roteiros que atrai a atenção de todo o Brasil vai ser bastante explorado durante o Rally Cerapió 2022. Para festejar os 35 anos de história, o cenário escolhido para esta aventura foi a Rota das Emoções, situada entre os litorais dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. São belezas naturais únicas, ainda pouco exploradas, mas que com o evento poderão ser descobertas por centenas de pessoas, de todos os cantos do país.

A prova será realizada de 23 a 28 de janeiro e terá largada na Praia do Cumbuco, em Caucaia (CE); passará por Jericoacoara (CE), seguindo até Luís Correia (PI) e Parnaíba (PI), descobrindo as belezas do Delta do Parnaíba, até chegar a Barreirinhas (MA), berço dos Lençóis Maranhenses.

O evento oferece aos participantes muito mais que uma competição off-road, mas uma excelente  oportunidade de conhecer os atrativos turísticos destes três estados e se aventurar por belas paisagens naturais, além de aprender mais sobre a cultura e a culinária local. Em 2014, o Rally Cerapió fez um roteiro parecido com este, mas agora será bem diferente e ainda mais especial.

A Rota das Emoções se caracteriza por unir três unidades de conservação âncoras e paradisíacas e as paisagens dessa edição estão de tirar o fôlego. Durante o percurso será possível encontrar muitas belezas naturais e paisagens incríveis. Os atrativos turísticos de cada localidade foram critérios importantes na escolha de cada trajeto.

A primeira experiência será em Caucaia (CE), mais precisamente na Praia do Cumbuco, uma vila de pescadores onde encontram-se mais lindos morros e dunas do litoral Oeste do Ceará, sendo considerada o paraíso das dunas. A culinária é impecável, oferece aos visitantes pratos regionais, como caranguejo e o tradicional peixe-frito.

Foto: Foto: ReproduçãoRally Cerapió 2022 apresenta roteiro da edição comemorativa de 35 anosRally Cerapió 2022 apresenta roteiro da edição comemorativa de 35 anos
Rally Cerapió 2022 apresenta roteiro da edição comemorativa de 35 anosRally Cerapió 2022 apresenta roteiro da edição comemorativa de 35 anos

Na sequência, em Jijoca de Jericoacoara também os participantes do Rally Cerapió encontrarão um ambiente tranquilo, calmo, rico em diversidade ambiental e cultural, o que torna o lugar excelente para o ecoturismo. Diversos ecossistemas costeiros e recursos naturais possibilitam uma atmosfera leve e fresca, fazendo do lugar um verdadeiro santuário ecológico. Destaque para a Lagoa do Paraíso, um verdadeiro oásis que vem chamando atenção do mundo inteiro.

Mas nem só de praia se faz este roteiro. Além de possuir lugares incríveis, Ubajara (CE) é outra cidade-sede da competição. Aqui, encontra-se um cenário rico em cultura e natureza. Na região, está presente o Parque Nacional de Ubajara, que foi construído com o intuito de preservar a vegetação da região, como a caatinga e as florestas tropicais. As trilhas, as cachoeiras, os mirantes e a gruta de Ubajara tornam o lugar ideal para quem busca aventura. Vale a pena fazer um passeio de bondinho, que foi reinaugurado recentemente, e está apto para visitação.

O principal destino litorâneo do Piauí, a cidade de Luís Correia, também receberá o Rally Cerapió 2022. É aqui onde estão localizadas as maiores praias do estado, onde também encontram-se quatro belíssimas lagoas e um aglomerado de dunas, no recém-descoberto Lençóis Piauienses. O destaque da região também está na culinária à base de frutos do mar e na famosa cajuína. Em Luís Correia, é possível encontrar belas praias, ótimas para o banho, com grande estrutura de bares e restaurantes e lugares incríveis para relaxar ou praticar esportes de vela.

Cenas de filme: esta será a sensação dos competidores no dia livre da prova! O destino é a cidade de Parnaíba (PI), ponto de partida para quem deseja fazer um passeio pelo terceiro maior delta oceânico do mundo. Ilha Grande também compõe este roteiro. Este exuberante município do Piauí, é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba, as suas inacreditáveis belezas naturais enchem os olhos de quem passa pelo local. Rodeado de águas claras, transparente e com matas silvestres, Ilha Grande é considerado um dos mais belos recantos naturais, ela é a maior ilha do Delta do Parnaíba, cercada de dunas, paradisíacas praias e manguezais. As dezenas de ilhas que se formam na foz do Parnaíba guardam espécies raras de animais, que faz qualquer visitante perder o fôlego.

É em Barreirinhas (MA) que encerra o Rally Cerapió 2022. A cidade é conhecida pelos seus belíssimos lençóis e suas encantadoras lagoas. Os Lençóis Maranhenses é uma região composta de dunas, mangues, rios e lagoas formadas pela água da chuva, que, juntas, presenteiam os visitantes com um cenário único em todo o mundo. A imensidão dos lençóis emocionam quem passa pelo lugar. Vai ser incrível viver esta experiência.

Devido ao atual momento de pandemia, o Rally Cerapió 2022 será realizado de acordo com todos os protocolos de prevenção e controle da Covid-19 e síndromes gripais, determinados por estados e municípios. Os presentes no evento deverão apresentar comprovante de vacinação completa (mínimo duas doses). O uso de máscara será obrigatório em todas as áreas comuns.

O Rally Cerapió 2022 tem patrocínio da Monster, Governo do Estado do Maranhão/Sedel, Governo do Estado do Piauí/CCOM, Governo do Estado do Ceará/Setur; copatrocínio do Consórcio Honda, Goodyear e Sebrae. O evento conta também com apoio da Reron, Prefeitura de Caucaia (CE), Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara (CE), Prefeitura de Barreirinhas (MA) e colaboração da Água Limpa, Audax, Sesc, ITTNET, Prefeitura de Ubajara (CE), Prefeitura de Parnaíba (PI) e Prefeitura de Paulino Neves (MA). A supervisão é das Confederações Brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM), além das Federações Cearense, Maranhense e Piauiense de Automobilismo, Motociclismo e Ciclismo. A realização é da Radical Produções.


Rally Cerapió 2022 – Edição 35 anos – Rota das Emoções

Programação
22/1 – Sábado – Centro de Apoio ao Turismo – Caucaia (CE)

10h às 19h – Credenciamento e vistoria técnica

23/1 – Domingo – Centro de Apoio ao Turismo – Caucaia (CE)
8h às 14h – Credenciamento e vistoria técnica
9h30 às 11h40 – Briefing técnico
14h às 16h – Entrega de planilhas (regularidade)
15h às 17h30 – Largada promocional

Roteiro Bikes
24/1 – Segunda-feira – Circuito Jijoca de Jericoacoara (CE) – 80km
25/1 – Terça-feira – Circuito Ubajara (CE) – 70 km
26/1 – Quarta-feira – Circuito Parnaíba (PI) – 97 km
27/1 – Quinta-feira – Dia livre – Delta do Parnaíba (PI)
28/1 – Sexta-feira – Circuito Barreirinhas (MA) – 80 km

Total Bikes: 327 km

Roteiro Motos, Carros, Quadriciclos e UTVs
24/1 – Segunda-feira – Cumbuco (CE) a Jijoca de Jericoacoara (CE)
Motos Enduro – 340 km
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – 340 km

25/1 – Terça-feira – Jijoca de Jericoacoara (CE) a Ubajara (CE)
Motos Enduro – 265 km
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – 267 km

26/1 – Quarta-feira – Ubajara (CE) a Luís Correia (PI)
Motos Enduro – 294 km
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally –232 km

27/1 – Quinta-feira – Dia livre – Delta do Parnaíba (PI)

28/1 – Sexta-feira – Parnaíba (PI) a Barreirinhas (MA)
Motos Enduro – 221 km
Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally – 241 km

Total Motos Enduro: 1.120 km
Total Carros, Quadriciclos, UTVs e Motos Rally: 1.080 km 

Saiba mais sobre: