Aneel aprova aumento nas tarifas de energia da Equatorial Piauí

O reajuste médio de 19,30% nas tarifas passa a valer a partir de 2 de dezembro
Por Redação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29), o reajuste médio de 19,30% nas tarifas de energia da Equatorial Piauí, empresa que atua nos 224 municípios piauienses. Os novos valores passam a valer a partir da sexta-feira 2 de dezembro.

Para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias, o aumento médio será de 24,98%. Já para os consumidores em baixa tensão, como os residenciais, a alta será de 17,89%.

De acordo com a Aneel, a aplicação da Lei Nº 14.385/2022 no processo tarifário, que trata do repasse dos créditos tributários referentes à retirada do ICMS da base de cálculo do PIS/Pasep e da Cofins, resultou na redução do reajuste tarifário em 11,55%.

Entre os componentes econômicos considerados para chegar ao aumento médio, destaque para a contribuição de 4,61% do item compra de energia, enquanto o item transporte contribuiu com 2,83%. Já os encargos setoriais contribuíram com 2,78%. Os componentes financeiros, por sua vez, tiveram um impacto negativo de 4,03%.

Saiba mais sobre: