Caso Janaína Bezerra: Assassinato de estudante completa 1 ano

A estudante de jornalismo foi morta dentro de uma sala da univerisade federal durante uma calourada
Por Redação

Foto: reprodução redes sociais Janaina morreu após participar de uma calourada na UFPI
Janaina morreu após participar de uma calourada na UFPI

Na madrugada de 28 de janeiro de 2023, a jovem estudante de jornalismo Janaína Bezerra da Silva, 22 anos, foi cruelmente morta após ser estuprada em uma sala da Universidade em que estudava, após participar de uma calourada. Janaína era aluna da Universidade Federal do Piauí onde seu assassino cursava mestrado em Matemática. Ele foi identificado como Thiago Mayson da Silva Barbosa, 29 anos, foi preso e condenado pelo crime.

Neste domingo fez exatamente um ano do crime que chocou a população teresinense, bem como a comunidade acadêmica da instituição e foi repercussão até mesmo na imprensa internacional.

Janaína foi descrita pela família como uma jovem alegre, batalhadora, estudiosa e cheia de sonhos pela frente. A primeira da família a entrar para uma universidade, ela teve seu sonho interrompido há exatamente um ano atrás.

Até hoje a família da jovem não se conforma de ter perdido a filha mais velha de três. Além da dor da perda, a família teve que lidar com o fato de que a pena fixada pela justiça para o crime cometido, foi de apenas 18 anos de reclusão para o acusado, o que é abaixo do esperado. A acusação chegou a entrar com um recurso e pediu a anulação do julgamento sob a possibilidade de o Tribunal do Júri ter se confundido durante a votação, uma vez que Mayson não foi condenado por feminicídio, e sim por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Até o momento, o recurso não foi julgado porém a família não perde as esperanças.

Foto: ascom ufpiReitor da UFPI, Gildásio Guedes, diretora do CCE, Eliana Alencar, chefe do DCS, Eliezer Castiel Menda, e família de Janaína Bezerra durante a entrega do Memorial
Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, diretora do CCE, Eliana Alencar, chefe do DCS, Eliezer Castiel Menda, e família de Janaína Bezerra durante a entrega do Memorial

  Em dezembro do ano passado, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) entregou o “Memorial Janaína da Silva Bezerra”, em homenagem à estudante de Jornalismo. O memorial está localizado no bloco do curso de Comunicação Social, do Centro de Ciências da Educação (CCE) em Teresina. A homenagem foi idealizada pelos estudantes do Centro Acadêmico de Comunicação Social (CACOS), e contou com o apoio do Departamento de Comunicação Social (CCE), da Direção do Centro de Ciências da Educação (CCE) e da Administração Superior da UFPI. No evento estiveram presentes amigos, familiares e artistas que prestaram tributos à memória da estudante.