Conta de água para 155 Municípios do Piauí ficará mais cara a partir de junho

Novo reajuste entra em vigor seis meses após o reajuste anterior
Por Redação

Foto: ReproduçãoAgespisa

A empresa de abastecimento de água e saneamento básico do estado do Piauí- Agespisa, anunciou novo reajuste na tarifa de água e esgoto para os municípios do interior do estado. Com o novo reajuste, as tarifas serão elevadas em 8,54%.

O novo reajuste ocorre apenas seis meses após o reajuste feito em novembro de 2022, no qual a Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) havia aprovado uma elevação de 7,77% nas tarifas, que deveria vigorar entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023.

Segundo a resolução publicada no Diário Oficial do Estado, o Conselho de Administração da Águas e Esgotos do Piauí S/A – Agespisa solicitou a Agrespi a autorização para realizar novo reajuste em virtude do aumento na tarifa de energia elétrica, implementado pela Equatorial Piauí em 2 de dezembro do ano passado.

"O reajuste na tarifa de energia elétrica produziu um aumento substancial nos custos da operação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e no tratamento de esgotamento sanitário, bem como, na expansão dos referidos sistemas", diz um trecho da resolução.

Ainda de acordo com a resolução, o aumento nos custos de operação, manutenção e expansão dos sistemas dificultam o atendimento universalizado vez que a Agespisa não tem arrecadado recursos suficientes, com a cobrança de tarifas, para manter a empresa em funcionamento.

A Agespisa presta fornecimento de água e/ou tratamento de esgoto sanitários para mais de 500 mil clientes em 184 localidades, sendo 155 municípios e 29 povoados.

Saiba mais sobre: