Corpo de bombeiros PI alerta população após infestação de "caravelas" no litoral

Nas últimas 24 horas, mais de 40 pessoas foram vítimas de queimaduras por caravelas-portuguesas
Por Redação

Foto: Reprodução Instagram/ CBMEPI Nas últimas 24 horas, mais de 40 pessoas foram vítimas de queimaduras por caravelas-portuguesas em Luís Correia
Nas últimas 24 horas, mais de 40 pessoas foram vítimas de queimaduras por caravelas-portuguesas em Luís Correia

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí alerta pais e banhistas em geral que evitem o banho de mar nos próximos dias, em razão de uma infestação por caravelas-portuguesas que ocorreu na cidade de Luís Correia, litoral do estado, no último fim de semana.

Segundo o corpo de bombeiros, somente nas últimas 24 horas, mais de 40 pessoas foram atendidas pelo SAMU vítimas de queimaduras por caravelas-portuguesas. O corpo de bombeiros fez um alerta à população até que a situação seja monitorada e controlada pelos órgãos competentes.

As caravelas-portuguesas são um tipo de cnidário, e seu nome científico é Physalia physalis. O veneno da caravela-portuguesa fica mais concentrado nos tentáculos do animal. E o contato com a pele humana provoca dores muito fortes, queimaduras que podem ser até de terceiro grau, que se assemelham a marcas de chicotes. Em casos mais extremos, a toxina causa reações alérgicas graves acompanhadas de arritmias e náuseas.