Curso de Moda da UFPI promoverá "Fashion Day" nesta sexta-feira (25)

Evento acontecerá das 14h às 21h nas imediações do prédio da graduação
Por Redação

Foto: Reprodução Curso de moda da UFPI promove o Fashion Day
Curso de moda da UFPI promove o Fashion Day
Foto: ReproduçãoLocal onde o evento ocorrerá
Local onde o evento ocorrerá

O curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí-UFPI realizará nesta sexta-feira (25), a 2ª edição do UFPI Fashion Day. O evento ocorrerá nas imediações do prédio da graduação, e esse ano terá o tema “Moda, Arte e Empreendedorismo”. Das 14:00 às 21h, terão palestras e workshop com inscrições gratuitas abertas à comunidade acadêmica e externa. A iniciativa, que parte do alunado em conjunto com professores, bem como disciplinas do respectivo curso visa aliar os conhecimentos teóricos e práticos, além de, sobretudo, inserir os estudantes no mercado de trabalho. 

O evento, que dispõe de cerca de 70 alunos de Moda na colaboração e organização, recebe o auxílio das disciplinas de Gestão de Moda I; Gestão ES Do Design em Moda II; e Marketing e Comunicação de Moda, da grade curricular do 5º, 6º e 7º período, ministradas pelo Prof. Alex Állen. A ideia é estimular a troca de conhecimentos entre os criadores, produtores e participantes, bem como promover o network criativo entre alunos, egressos e comunidade externa. 

“Uma dinâmica viva onde o espectador poderá se abastecer de criatividade por todos os lados”, assim descreveu o evento, o Prof. Alex Állen, docente que nesta edição coordena a iniciativa. O professor da UFPI reforça a importância do UFPI Fashion Day tendo em vista o propósito de abrir o ambiente acadêmico para a população a fim de promover a apreciação dos resultados de inúmeras pesquisas criativas que serão apresentadas no dia, além das palestras e workshops gratuitos. Para ele, na ocasião, os alunos têm a oportunidade de lecionar o que já aprenderam em sala de aula, bem como trocar experiências com público que visitará o espaço. 

“O projeto tem como propósito maior, criar um evento realmente do zero para construir conexões diretas entre as disciplinas de Marketing, Gestão 1 e Gestão 2. O marketing trabalha toda a comunicação do evento a partir de interações com diversas mídias, já as disciplinas de Gestão 1 e Gestão 2 focam nos 3 direcionamentos da gestão empresarial, são elas: gestão estratégica; gestão tática e por último e não menos importante, a gestão operacional. Naturalmente, as outras disciplinas também virão somar ao evento com a interdisciplinaridade”, explicou o docente.

Como novidade este ano, buscando promover um espaço de lazer, entretenimento, e seguindo o principal anseio do evento de preparar e estimular os estudantes profissionalmente, na parte da tarde, o projeto contará com uma feira de moda. Na oportunidade, para qual foi aberto um formulário de inscrição para quem desejasse participar da exposição, o público presente poderá prestigiar brechós, arte, culinária e muita música. O gran finale ficará a cargo do desfile de moda, tradição da iniciativa que apresentou sua 1° edição em março deste ano. 

À frente da produção da iniciativa, a discente Rebeca Chagas possui ótimas expectativas para o evento. Ela destaca ainda que desde o início do semestre, todos trabalham para apresentar ao público a capacidade criativa dos estudantes de Moda da UFPI. “Como parte da coordenação, consigo ver e compreender que esse evento contempla diversas áreas de conhecimento que fazem parte da nossa jornada como alunos de Moda. A comunidade poderá visualizar o que fazemos realmente dentro do curso e onde podemos chegar com essa graduação que abre várias portas para o mercado”, ressaltou. 

Com aulas de bordado, moda sustentável e rede social, o workshop pretende propiciar conhecimento e novas possibilidades aos interessados. Já as palestras, que oportunizam 40 vagas ao público, são voltadas, especialmente, para o marketing no âmbito da moda, com empreendedores atuantes no setor. Além disso, como forma de evidenciar e conectar o aprendizado na UFPI e suas contribuições para o mercado de trabalho, o desfile deve apresentar produções dos alunos realizadas na academia e de marcas dos egressos do curso. 

“O público poderá encontrar novos talentos e áreas de interesse dentro do nosso evento, através da nossa programação de workshops e palestras buscamos abordar principalmente a importância do marketing para que as pessoas possam se jogar no mercado com prudência. A intenção é realmente incentivar o empreendedorismo nos alunos e valorizar os trabalhos autorais”, enfatiza a discente Rebeca Chagas.

Saiba mais sobre: