Estudante de jornalismo morre após participar de calourada na UFPI
Vítima teria sido vítima de estupro, suspeito foi detido e já foi ouvido pela políciaA estudante de jornalismo da UFPI, Janaína da Silva Bezerra, 21 anos, morreu após participar de uma calourada que estava sendo realizada nas dependências da instituição, na noite de sexta-feira 27. A jovem foi encontrada desacordada por seguranças do local, na manhã de sábado 28, e foi encaminhada ao hospital da Primavera mas ao dar entrada na unidade ela não resistiu e veio a óbito logo em seguida.
Uma investigação que está sendo realizada pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), da polícia civil, aponta que a vítima sofreu violência sexual. O suspeito de ter cometido o crime, é um também aluno da UFPI, ele foi detido e já prestou depoimento na delegacia.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
De acordo com a polícia, em seu depoimento o suspeito afirmou ter mantido relações consensuais com a jovem, porém as evidências encontradas no corpo da vítima contradizem o relato do suspeito, o que leva a polícia a crer que Janaína possivelmente foi vítima de um crime sexual.
A polícia informou que mais pessoas estão sendo ouvidas e que a investigação segue em andamento para que o caso seja elucidado.
Em nota a ufpi
UFPI lamentou o ocorrido e informou que está tomando todas as medidas para colaborar com as autoridades policiais. Ainda de acordo com a nota, um processo administrativo foi instaurado para apuração dos fatos.
Confira a nota:
"Com imenso pesar, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) comunica e lamenta profundamente que, na manhã de hoje (28), a Coordenadoria de Segurança e Vigilância da Instituição encontrou, no espaço da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE), no Campus de Teresina, uma jovem desacordada, que foi urgentemente levada, por equipe de seguranças da Universidade, para o Hospital da Primavera.
Até o momento da elaboração desta nota, não há identificação formal da vítima e divulgação de laudo pericial pelo órgão responsável. Todas as providências para colaborar com as investigações das autoridades policiais, como isolamento da referida área no campus e boletim de ocorrência, foram adotadas imediatamente pela UFPI. Além disso, a Universidade está efetuando o levantamento de todas as imagens captadas por câmeras de segurança.
O fato aconteceu em festa promovida pelo DCE, nas instalações do próprio Diretório, sediado no prédio do Centro de Ciências da Natureza (CCN), sem autorização de qualquer autoridade da Universidade.
A UFPI desaprova quaisquer eventos que adotem condutas que coloquem em risco a comunidade acadêmica, e preza pela segurança e bem estar de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, com a adoção de diversas estratégias constantemente divulgadas à comunidade.
As primeiras informações apontam para a ligação do fato a um suspeito já detido pelas autoridades policiais, após condução do mesmo por seguranças da UFPI. A Administração Superior continuará acompanhando as informações oficiais sobre o fato e se une à sociedade no desejo por justiça.
Na manhã deste sábado (28), o Reitor da UFPI determinou a imediata instauração de processo administrativo para apuração dos fatos, bem como a responsabilização dos envolvidos e disponibilizará todo o apoio que possa auxiliar no trabalho das autoridades policiais.
Este é um momento de grande dor e tristeza, que deixa consternada toda a comunidade ufpiana. A UFPI se solidariza com familiares e amigos da vítima, e se coloca à disposição para apoio e providências. Manifesta as mais sinceras condolências diante do triste acontecimento."