Governador lamenta acidente aéreo em Gramado e afirma que não há sobreviventes
Em coletiva de imprensa, Eduardo Leite deu mais detalhes do acidente que deixou 10 mortosO governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite lamentou o acidente aéreo ocorrido em Gramado, na manhã deste domingo (22/12), e ressaltou o empenho das forças de segurança no socorro às vítimas e na investigação do caso. Em coletiva de imprensa e ao lado de demais autoridades do Estado, Leite deu mais detalhes do acidente que deixou 10 mortos até o momento - todos eles estavam na aeronave de pequeno porte. Outras 17 pessoas foram encaminhadas a hospitais da região com ferimentos. Duas das vítimas estão em estado grave e estão sendo transferidas para Porto Alegre.
O acidente aconteceu entre as 9h e 10h deste domingo, quando a aeronave saiu do aeroporto de Canela em direção a Jundiaí (SP). Logo após a decolagem, a aeronave colidiu na estrutura de um prédio em obras e caiu sobre uma loja de móveis, atingindo também a estrutura de um hotel nas proximidades da ERS-235. Os dez passageiros eram da mesma família.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Leite destacou a ação das forças de segurança no atendimento à ocorrência, no socorro às vítimas e na investigação das condições em que o acidente aconteceu. "Lamento profundamente o acidente e destaco a atuação imediata das forças de segurança para atender e resgatar as vítimas e controlar o local do acidente. Agora precisamos identificar oficialmente as vítimas e investigar as condições do acidente", disse o governador.
“Reitero minhas condolências e sentimentos aos familiares das vítimas do acidente e reforço o compromisso das forças de segurança do Estado de acompanhar de perto o desenrolar desse caso. Seguimos trabalhando com foco na apuração e no suporte às vítimas. Infelizmente, 10 pessoas perderam a vida no acidente, todas ocupantes da aeronave, e 17 pessoas ficaram feridas em terra, sendo que duas estão em estado grave. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) está atuando para identificar as vítimas a partir de protocolos científicos rigorosos. Equipes de engenharia estão avaliando os danos estruturais com o uso de scanner 3D. As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil e pelo Cenipa”, completou.
A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros Militar atuaram imediatamente após o acidente, isolando o local e realizando o combate às chamas, o resfriamento do local e resgate de vítimas. O atendimento foi realizado com apoio de unidades de Gramado e Canela e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A Polícia Civil vai conduzir as investigações sobre as causas do acidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também conduzirá investigações sobre a queda do avião. Até o momento, não há informações de desaparecidos, além das vítimas presentes na aeronave.
O Instituto-Geral de Perícias (IGP) está atuando com equipes de local de crime, de perícia em engenharia e para a identificação das vítimas. O trabalho do IGP segue protocolos internacionais que determinam o uso de metodologias científicas por papiloscopia, exame de arcada dentária ou DNA, bastando um dos laudos para determinar a identificação. As equipes de engenharia irão utilizar o equipamento de scanner 3D para a verificação dos danos estruturais e elaboração do laudo de engenharia.