Homem é condenado a 20 anos por matar jogador por engano no Piauí
O crime aconteceu em uma praça pública da cidade de Teresina em junho de 2019Um homem identificado como Wagner Alves de Araújo Júnior foi condenado a 15 anos de reclusão pelo crime de homicídio praticado contra o jogador de futebol Helton Carlos dos Santos Sousa e a cinco anos de reclusão pelo crime de lesão corporal praticado contra Davi Furtado Carvalho de Morais. A decisão é da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Teresina, presidida pela juíza Maria Zilnar Coutinho Leal.
O Conselho de Sentença decidiu, nos termos do artigo 1º, § 1º, da Lei 8.072, de 1990, fixar o regime fechado para o início do cumprimento da pena, recomendando, ainda, a unidade prisional onde já se encontra recolhido para o cumprimento da pena.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Já sobre o crime de lesão, a sentença assim determinou: “Presente a causa de diminuição de pena do art. 14, II, diminuo de 2/3 a pena base e fixo-a em definitivo em cinco anos, dois meses e seis dias de reclusão”.
O crime
No dia 14 de junho de 2019, o jogador de 18 anos, Helton Carlos dos Santos Sousa estava em um campo de futebol na Praça da Vila Operária, zona norte de Teresina, na compania de outras pessoas.
O acusado Wagner Alves de Araújo Júnior e outros dois homens em uma motocicleta passaram pelo local, Wagner foi o responsável por efetuar vários disparos de arma de fogo em direção ao grupo de jovens que estava no local, seu verdadeiro alvo era o homem identificado como Bruno Stefany Pereira dos Santos mas, por erro de execução, acabou atingindo Helton que veio a óbito no local, uma outra pessoa também foi atingida, Davi Furtado de Carvalho Morais, ele foi socorrido e encaminhado ao hospital com vida.