Motorista de caminhão é flagrado com maconha na BR-316 em Teresina

Após flagrante, motorista assina Termo de Compromisso e deve responder pelo crime de porte de droga
Por Redação

Foto: Divulgação PRF Material apreendido durante a ação
Material apreendido durante a ação
Foto: Divulgação PRFMaterial apreendido durante a ação
Material apreendido durante a ação

Na tarde de ontem (27), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma abordagem a um caminhão na BR 316, em Teresina (PI). Durante a fiscalização, a equipe notou um odor característico de maconha na cabine do caminhão e encontrou, no compartimento da porta esquerda, folhas de seda e um dichavador.

Diante das circunstâncias, a equipe do Grupo Operações com Cães (GOC) foi acionada para realizar uma busca de ilícitos no veículo. Ao ser questionado sobre a presença de drogas, o motorista, um homem de 42 anos, que vinha de Bocaiúva (MG) transportando produtos para animais domésticos com destino a Teresina, apresentou uma certa quantidade de maconha e afirmou que seria para seu próprio consumo.

A substância foi pesada e verificou-se a quantidade aproximada de 40,9 g. Diante das informações obtidas, foi constatado, a princípio, o delito de porte de droga para consumo pessoal. O homem assinou um termo circunstanciado de ocorrência se comprometendo a comparecer em juízo quando convocado.

A fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) é fundamental para a segurança nas estradas. Infelizmente, alguns motoristas se arriscam ao dirigir sob efeito de drogas, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas. A maconha, por exemplo, é uma substância que pode causar alterações na percepção de tempo, espaço e movimento, prejudicando a capacidade de reação e o julgamento do motorista. Além disso, seu uso pode levar à diminuição da atenção, da coordenação motora e da capacidade de tomada de decisão.