Niède Guidon recebe título de Doutora Honoris Causa da UFPI

Arqueóloga receber o título em cerimônia na manhã desta quarta-feira 10
Por Redação

Foto: reprodução arqueóloga Niède Guidon
arqueóloga Niède Guidon

A Universidade Federal do Piauí-UFPI realizou, na manhã desta quarta-feira 10, a cerimônia de entrega do título de Doutora Honoris Causa à renomada cientista e arqueóloga Niède Guidon.

O evento, ocorreu na residência da arqueóloga na cidade de São Raimundo Nonato (PI), e transmitido no canal UFPITV no YouTube.

Niède Guidon foi homenageada em decorrência de seus mais de 50 anos de pesquisas arqueológicas no Piauí, sendo responsável pela descoberta de mais de 800 sítios pré-históricos na área e vestígios dos primeiros habitantes humanos da Terra.

A pesquisadora agora com 91 anos, veio ao Piauí em 1970, como professora na França, para conhecer as pinturas rupestres em São Raimundo Nonato. Na época ela fez uma das maiores descobertas arqueológicas ao encontrar desenhos datados de cerca de 30 mil anos.

Os vestígios de presença humana foram descobertos em escavações arqueológicas realizadas principalmente em abrigos rochosos naturais com muitas pinturas rupestres, no Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1991.

O título de Doutor Honoris Causa é a maior honraria dos segmentos honoríficos da UFPI, sendo concedido a personalidades com significativas contribuições públicas à Universidade.

Para o reitor da UFPI, Gildásio Guedes, a entrega do título é um reconhecimento fundamental dos trabalhos da pesquisadora Franco-Brasileira, além de celebrar a parceria entre a UFPI e o Parque Nacional Serra da Capivara.