Operação fiscaliza pessoas com tornozeleira eletrônica em Teresina

Objetivo da operação é coibir o descumprimento das medidas estipuladas pelo poder Judiciário.
Por Redação

Foto: Ascom Sejus Pi Foto Ilustrativa
Foto Ilustrativa
Foto: Ascom Sejus PiFoto Ilustrativa
Foto Ilustrativa

Uma operação realizada pela Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus), na última sexta-feira, teve como intuito fiscalizar pessoas que cumprem medidas cautelares diversas de prisão, com uso de tornozeleiras eletrônicas. Durante a ação intitulada Operação Monitorados, equipes de Policiais Penais e também militares ligados à Sejus participaram ativamente nas ruas de Teresina.

Os alvos fiscalizados estavam na zona Norte de Teresina. Alguns deles estavam em descumprimento com as medidas estipuladas pelo poder Judiciário. Dentre as medidas estão: não frequentar bares, recolhimento noturno e não se aproximar da vítima, nos casos enquadrados pela Lei Maria da Penha. O Secretário de Justiça, Carlos Edilson, acompanhou a demanda e ressaltou o quanto é importante a ação desenvolvida pela Sejus.

“Já fazemos esse acompanhamento por meio da Central de Monitoramento Eletrônico da Sejus. No entanto, é importante nossas equipes fiscalizarem de perto essas pessoas. Até como forma de conscientização e também para aumentar o olhar do estado sobre elas. As que descumprem as medidas, nós comunicamos ao Judiciário, que é o responsável por punir ou não essas pessoas que não obedecem às leis”, disse Carlos Edilson.

Policiais Penais da Central de Monitoramento Eletrônico, da Diretoria de Inteligência, do Grupo Tático Prisional e ainda militares das Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap) e da Assistência Militar participaram do momento. A Operação Monitorados vem fazendo parte do planejamento de ações estratégicas da Secretaria de Justiça. No ano passado, além de Teresina, a operação aconteceu em cidades como Parnaíba, Floriano e Oeiras.

Saiba mais sobre: