Pacientes de UTI são transferidos às pressas após fumaça invadir HGV

A fumaça foi causada após um curto-circuito na central de disjuntores do hospital
Por Redação

Foto: grandepiaui.com Hospital Getúlio Vargas em Teresina
Hospital Getúlio Vargas em Teresina
Foto: grandepiaui.comHospital Getúlio Vargas em Teresina
Hospital Getúlio Vargas em Teresina

Um princípio de incêndio causado por um curto-circuito na central de ar-condicionado do Hospital Getúlio Vargas, deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) completamente tomada pela fumaça, na manhã deste domingo (6). A informação foi confirmada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio de nota.

Uma equipe do corpo de bombeiros esteve no local para investigar as causas do incêndio, e ventilar a área para retirar a fumaça.

De acordo com a nota divulgada pela FMS, os pacientes da UTI foram realocados para a UTI do setor de pneumologia.

Confira a nota na íntegra:

A direção do HGV informa que a intercorrência aconteceu em uma área externa do Hospital, onde ficam localizadas as máquinas de refrigeração e que não tem acesso às UTIs, mas ninguém foi atingido ou prejudicado. 

A direção esclarece ainda que foi causado  por um curto circuito, após um aquecimento em um dos componentes da Contactora na Central de Refrigeração que atende o setor de UTI.  

As máquinas ficam em um espaço externo, que não tem contato direto com os setores do hospital e a fumaça provocada pelo curto circuito entrou pelos sistemas de ventilação.

A equipe de manutenção foi acionada e ao chegar ao local  identificou o problema e desligou a central de ar condicionado.

O corpo de bombeiros foi acionado e de acordo com os protocolos isolaram o local de origem, além de realizar a ventilação no local para dispersão de fumaça, com os pacientes sendo realocados para a área da Pneumologia, enquanto se restabelece o sistema de refrigeração.