PCPI deflagra Operação CESSNA e cumpre 22 mandados de prisão por roubo de avião

Prisões ocorreram na manhã de hoje 15 nos estados do Piauí, Pernambuco, Maranhão e Mato grosso
Por Redação

Foto: Divulgação Polícia civil Foram cumpridos 22 mandados de prisão, até o momento 17 pessoas foram presas;
Foram cumpridos 22 mandados de prisão, até o momento 17 pessoas foram presas;
Foto: Divulgação Polícia civilForam cumpridos 22 mandados de prisão, até o momento 17 pessoas foram presas;
Foram cumpridos 22 mandados de prisão, até o momento 17 pessoas foram presas;

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP PI), através da Polícia Civil (PC PI), deflagrou na manhã desta quinta-feira (16), a “OPERAÇÃO CESSNA” onde deu cumprimento a 22 mandados de prisão em que 17 pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no roubo da Aeronave CESSNA 206 (PT-DQF), de propriedade do médico e empresário Jacinto Barbosa Lay Chaves, ocorrido em 14 de janeiro deste ano, no Clube de Ultraleve do Piauí (CULP), na zona leste de Teresina.

Segundo a polícia civil além das prisões foram cumpridos 31 mandados de busca e apreensão em desfavor de pessoas envolvidas.

Ainda segundo a polícia, a presente fase ostensiva da investigação é resultado das diligências formalizadas em inquérito policial que tramita no Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e foi deflagrada simultaneamente nos Estados do Piauí, Pernambuco, Maranhão e Mato Grosso. O nome da operação foi escolhido em referência ao modelo da aeronave CESSNA 206, roubada pelo grupo criminoso.

Em Teresina, foram cumpridos 08 mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão em desfavor de investigados ligados ao grupo criminoso responsável pelo roubo da aeronave, uso de arma de fogo e restrição da liberdade.

No Estado do Pernambuco foi cumprido 01 mandado de prisão temporária e 01 mandado de busca e apreensão em desfavor do investigado que alugou o veículo utilizado na ação criminosa.

No Estado do Maranhão foram cumpridos 07 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca apreensão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Araguanã, relacionados a investigados responsáveis pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação. Os investigados da grande São Luís possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo (Aeroporto de Paço do Lumiar/MA).

Já no Estado do Mato Grosso foram cumpridos 01 mandado de prisão temporária e 03 mandados de busca e apreensão em face de investigados responsáveis pela logística que seria utilizada para o reabastecimento da aeronave roubada em uma pista clandestina na zona rural do Município de Juara/MT, na região noroeste mato-grossense conhecida como Vale do Arinos.

Segundo investigações do DRACO a aeronave roubada teria como destino final outro país, a Bolívia. A aeronave foi recuperada no dia 22 de janeiro deste ano, após pouso forçado por falta de combustível (pane seca) em uma região de pastagem localizada a aproximadamente 80 km da zona urbana de Juara/MT.

Saiba mais sobre: