Pedagoda morta em enxurrada é homenageada e tem escola com seu nome em Teresina
A professora Wana Sara morreu após ter o carro arrastado durante uma forte chuva em 2022Uma escola da rede municipal de ensino em Teresina realizou na manhã desta quarta-feira 25, uma cerimônia em homenagem a pedagoga Wana Sara Cavalcante Henrique, morta após ser levada em uma enxurrada em fevereiro de 2022.
Durante a cerimônia o secretário de educação do município, Nouga Cardoso informou que a escola que antes se chamava 'Minha Casa' agora passará a ser chamada Escola Municipal Wana Sara em homenagem à profissional da educação. “O trabalho de Wana Sara passa a ser eternizado na Rede Municipal de Ensino a partir de agora com a modificação na nominação desta escola. É um reconhecimento que a Prefeitura se Teresina, através da Semec, faz a essa pedagoga que exercia o cargo de superintendente, ajudando a disseminar uma cultura de paz e de boa educação nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs)”, disse ele.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
A escola fica localizada na avenida Rui Barbosa, no bairro Matadouro, zona Norte de Teresina e atende um total de 237 alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Foi neste local onde Wana Sara desenvolveu diversas ações e projetos, tendo sido superintendente. Ela foi homenageada ainda com a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), também inaugurada na quarta-feira. A SRM é acompanhada de perto pela coordenação da Divisão de Educação Inclusiva (DEI), que tem como um de seus objetivos garantir maior acessibilidade para os estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Desaparecimento e morte
Na noite do dia 4 de fevereiro de 2022, a servidora municipal Wana Sara Cavalcante Henrique de 39 anos, desapareceu após deixar um restaurante localizado na zona leste de Teresina. Segundo amigos de Wana ela teria saído dirigindo seu carro mesmo durante uma forte chuva que caía sobre a capaital naquele dia.
Ao chegar em certo trecho da Avenida Homero Castelo Branco, que estava em obras na época dos fatos, a pedagoga acabou ficando ilhada devido à quantidade de água que escorria pela via, em um vídeo gravado por outros motoristas que trafegavam pelo local o carro da mulher aparece sendo arrastado pela força das águas.
Na manhã seguinte após o incidente, o carro de Wana Sara foi encontrado pelo corpo de bombeiros em um bueiro e com a janela traseira aberta, o que indica que ela tentou deixar o veículo para se salvar, entretanto nenhum corpo foi encontrado. Já na manhã do domingo 6, dois dias após o seu desaparecimento, o corpo de Wana foi encontrado em uma galeria próximo à Floresta Fóssil na avenida Raul Lopes, zona leste de Teresina.