Rio Maratoan em Barras, atinge cota de alerta após fortes chuvas

Dados são do boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil-CPRM nesta segunda-feira 20
Por Redação

Foto: Divulgação Prefeitura de Barras Rio Maratoan
Rio Maratoan

O rio Marataoan localizado no município de Barras, norte do Piauí, atigiu a cota de alerta nesta segunda-feira (20). Os dados são do boletim divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que mostra os dados hidrometeorológicos na bacia do Rio Parnaíba. De acordo com um gráfico que consta no boletim, o rio já ultrapassa os 3,70 metros no município.

 

Foto: Divulgação Serviço Geológico do Brasil (CPRM)Gráfico
Gráfico

De acordo com o órgão, a previsão é que fortes chuvas continuem atingido a região Norte do estado nos próximos dias, aumentando ainda mais o nível do Marataoan. "Caso essa precipitação se confirme concentradas ao norte da bacia do Parnaíba poderemos observar a continuação da elevação do rio Marataoan em Barras e a permanência dos níveis acima da cota de alerta", diz um trecho do boletim. 

As previsões apresentadas no Boletim são baseadas em modelos hidrológicos e estão sujeitas às incertezas inerentes aos mesmos. Os dados hidrológicos utilizados no Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).