SINPOLPI emite nota de repúdio após encontro de Chico Lucas com influencer

O influenciador Italo Bruno já foi preso duas vezes em operações da Polícia Civil
Por Redação

Foto: reprodução redes sociais Influencer se reuniu com Chico Lucas e o delegado Mateus Zanatta para discutir a regulamentação do "grau" como esporte.
Influencer se reuniu com Chico Lucas e o delegado Mateus Zanatta para discutir a regulamentação do "grau" como esporte.

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí (SINPOLPI) emitiu uma nota de repúdio nesta sexta-feira (27), em que desaprova o encontro entre o secretário de Segurança Pública do estado, Francisco Lucas, e o influenciador Italo Bruno, conhecido por promover manobras de trânsito ilegais, como "grau" e "rolezinho".

Foto: Divulgação SINPOLPINota de Repúdio
Nota de Repúdio

O sindicato destacou que as manobras colocam em risco a vida de motoristas e pedestres, gerando acidentes graves e sobrecarregando o sistema de saúde. Confira a nota na íntegra:

"O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí (SINPOLPI) vem a público manifestar seu total repúdio ao vídeo recentemente divulgado nas redes sociais, no qual o Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Francisco Lucas, aparece ao lado de praticantes de manobras ilegais de trânsito, conhecido como "grau" e "rolezinho".

É importante destacar que essas práticas não podem, em hipótese alguma, ser protegidas como esportes, uma vez que possuem clara tipificação criminal, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro, além de representar um risco gravíssimo à segurança pública. Esses atos irresponsáveis ​​não só colocam em perigo a vida dos próprios praticantes, mas também a de pedestres e demais motoristas, frequentemente resultando em acidentes graves. Tais acidentes, por sua vez, sobrecarregaram o já fragilizado sistema público de saúde, gerando prejuízos irreparáveis ​​à sociedade como um todo.

O SINPOLPI reafirma seu compromisso com a segurança da população e, independentemente da opinião manifestada pelo Secretário de Segurança, os Policiais Civis do Estado do Piauí continuarão exercendo seu dever constitucional de coibir essas práticas criminosas. Aqueles que insistirem em realizar essas ações ilegais serão tratados como criminosos, dentro do rigor da lei, sempre em prol do bem-estar e da segurança da sociedade piauiense.

Teresina - PI, 27 de setembro de 2024.

Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Piauí - SINPOLPI"

Encontro com influenciador e tentativa de regulamentação

Na última quinta-feira (26), o secretário Chico Lucas, o delegado Matheus Zanatta, superintendente Operações Integradas (SOI), e influenciador Itallo Bruno se reuniram para discutir a criação de espaços para prática de manobras como motocicletas, como o famoso "grau", no estado.  A reunião aconteceu na sede da SSP-PI com a presença de advogados e dos influenciadores.

Durante a reunião, a secretaria de segurança declarou que, em eventos organizados, em locais privados, para a prática de grau a secretaria dá apoio de segurança contudo o "rolêzinho" (conjunto de motociclistas que se reúnem para 'dar grau' em vias públicas), dirigir sem carteira de habilitação e infringir regras de trânsito são considerados crimes contra a segurança pública.

Saiba mais sobre: