Teresina tem caso confirmado de 'Febre do Nilo Ocidental'

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde este é o 10º caso na capital em quase 10 anos
Por Redação

Foto: Reprodução FMS fms
fms

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), publicou uma nota nessa segunda-feira (8), confirmando um caso de Febre do Nilo Ocidental em Teresina. De acordo com a fundação a confirmação se deu através de exame realizado pelo Instituto Evandro Chagas e o paciente é uma criança que vive na zona rural da capital.

De acordo com a nota, a criança foi internada no Hospital Infantil Lucídio Portela em outubro de 2021, com quadro de meningoencefalite grave após apresentar melhora, recebeu alta para seguir com o acompanhamento ambulatorial.

Confira a nota na íntegra:

Confirmação de caso de meningoencefalite pelo vírus da febre do Nilo Ocidental em Teresina

Em 08/08/2022, a Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS recebeu resultado de exame confirmatório de um caso de febre do Nilo Ocidental em Teresina.

Trata-se de caso de meningoencefalite grave em uma criança residente na zona rural da capital e que foi internada no Hospital Infantil Lucídio Portela, em outubro / 2021. Após vários dias hospitalizada, a criança recebeu alta com melhora parcial e segue em acompanhamento ambulatorial.

O material genético do vírus foi detectado no líquido cefalorraquidiano da criança por meio da técnica RT-PCR, realizada no Instituto Evandro Chagas – laboratório de referência do Ministério da Saúde. À época, o caso da criança foi notificado e investigado por meio do Programa de Vigilância das Doenças Neuroinvasivas por Arbovírus, através do qual são realizados exames para herpes vírus, enterovírus e vários arbovírus (vírus transmitidos por mosquitos) – incluindo dengue, Zika, chikungunya e febre do Nilo Ocidental.

A Gerência de Zoonoses do município de Teresina procedeu a captura de mosquitos no domicílio e no peridomicílio da criança adoecida, para a devida identificação das espécies envolvidas e tentativa de detecção e isolamento viral. Este é o 10º caso humano de febre do Nilo Ocidental diagnosticado por meio deste programa em Teresina – iniciado em 2013. Até então, nove outros casos já haviam sido diagnosticados na capital: oito residentes em outros municípios piauienses e somente um em Teresina (ANEXO).

Toda a rede hospitalar (pública e privada) da capital está capacitada e habilitada para proceder a investigação epidemiológica de casos de meningite, encefalite, mielite e polirradiculoneurite (síndrome de Guillain-Barré) de causa desconhecida. No primeiro semestre de 2022, 78 casos de síndrome neuroinvasiva foram investigados, dentre os quais 35 estiveram associados à infecção por pelo menos um arbovírus, dentre eles: dengue, Zika, chikungunya e Oropouche.

Estes dados reforçam que, além das síndromes hemorrágicas causadas pela dengue e do comprometimento articular grave causado pela chikungunya, os vírus transmitidos por mosquitos podem comprometer gravemente o sistema nervoso dos pacientes. Portanto, é fundamental reforçar as medidas de proteção, evitando-se os focos de criadouros de mosquitos nos domicílios e, nos casos dos indivíduos mais vulneráveis, evitando-se a exposição aos mosquitos nos horários em que eles têm maior atividade (início da manhã e final da tarde / início da noite), utilizando-se vestimentas adequadas nas atividades ao ar livre e utilizando-se repelentes de forma adequada. Teresina – PI, 08/08/2022

Lina Vera de Oliveira Aragão Diretora de Vigilância em Saúde (substituta) -