TSE informa que eleitor que não votou no primeiro turno poderá votar no segundo

Ausência às urnas no dia 2 de outubro não impede voto na segunda etapa da eleição
Por Redação

Foto: Reprodução Urna Eletrônica
Urna Eletrônica

O Tribunal Superior Eleitoral-TSE informou que, eleitoras e eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, ocorrido neste domingo (2 de outubro), podem e devem votar no segundo turno, em 30 de outubro, caso esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Cada turno de votação é uma eleição independente e o não comparecimento à primeira etapa de votação não impede o comparecimento às urnas no segundo turno. Além da escolha do próximo presidente da República, as eleitoras e os eleitores elegerão governadores de 12 estados.

Justificativa

Exatamente por ser uma eleição independente, o eleitor que não compareceu no primeiro turno é obrigado a justificar a ausência no prazo de 60 dias. A mesma regra vale para o cidadão que não votar no segundo turno. Ou seja, quem não comparecer às urnas nos dois turnos, deverá apresentar duas justificativas à Justiça Eleitoral. De qualquer forma, o eleitor que ainda não tiver justificado sua ausência no primeiro turno não está impedido de votar no segundo turno.

Os prazos bem como os meios para se realizar a justificativa estão disponíveis no site do TSE.

Saiba mais sobre: