23 anos do 11 de setembro: Relembre ataque terrorista que marcou a história
Ataque foi um dos eventos mais trágicos da história dos EUANa manhã do dia 11 de setembro de 2001, há exatos 23 anos, o mundo assistia a um dos mais trágicos ataques terroristas da história dos Estados Unidos, o ataque às Torres Gêmeas por terroristas da Al-Qaeda, que deixou pelo menos 3 mil mortos, entre civis, bombeiros, policiais e equipes de resgate.
Era por volta das 8h46 da manhã daquele dia quando um vôo comercial da American Airlines, sequestrado por terroristas, atingiu a Torre Norte do complexo World Trade Center, localizado na Ilha de Manhattan no coração da Nova York. Cerca de 15 minutos depois naquele mesmo dia, o voo 175 da United Airlines atingiu a Torre Sul. Duas horas depois, as duas torres desabaram.
Confira tabela e classificação dos campeonatos de futebol.
Imagens feitas em tempo real e, amplamente divulgadas nos meios de comunicação na época, mostravam o rastro de destruição deixado pelo atentado. No local onde antes funcionava um dos maiores complexos do sistema financeiro internacional, só se via agora uma fumaça espessa.
No complexo funcionavam 430 companhias de 28 países, incluindo Banco da América, Morgan Stanley, American Express e outros. O ataque daquele dia ocasionou além de destruição e muitas mortes, um colapso econômico sem precedentes.
Após a destruição das Torres Gêmeas, um terceiro avião atingiu o Pentágono naquele dia, sede do Departamento de Defesa dos EUA, e o quarto, com destino incerto, caiu em um campo na Pensilvânia após a intervenção dos passageiros.
O atentado de 11 de setembro levou a uma reformulação das políticas de segurança nos Estados Unidos e no mundo. Uma das respostas mais imediatas foi a criação do Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS) e a aprovação do Patriot Act, uma legislação que expandiu os poderes do governo em termos de vigilância e combate ao terrorismo.