Chuvas na China matam 25 e ruas e metrô permanecem alagados

Segundo autoridades meteorológicas, a cidade Zhengzhou registrou as chuvas mais fortes em mil anos.
Por Redação

Foto: Chinatopix via AP Pessoas tentando atravessar ruas alagadas após forte chuva em Zhengzhou.
Pessoas tentando atravessar ruas alagadas após forte chuva em Zhengzhou.
Foto: Chinatopix via APPessoas tentando atravessar ruas alagadas após forte chuva em Zhengzhou.
Pessoas tentando atravessar ruas alagadas após forte chuva em Zhengzhou.

De acordo com a agência de notícias chinesa Xinhua, cerca de 25 pessoas morreram na China, 12 delas no metrô de Zhengzhou, devido às chuvas torrenciais que autoridades meteorológicas do país dizem ser as mais fortes em mil anos.

 Só na província de Henan, cuja capital é Zhengzhou, mais de 1,24 milhão foram afetados e mais de 164 mil tiveram de ser levados para lugares seguros, segundo a agência.

Ainda há sete desaparecidos, de acordo com balanço divulgado nesta quarta-feira (21), e autoridades dizem que mais de 500 pessoas foram resgatadas da linha de metrô que inundou.

Imagens publicadas em redes sociais mostram os passageiros imersos dentro dos vagões, com a água na altura do peito, e estações que praticamente viraram rios.

Entre os 25 mortos estão quatro pessoas na cidade de Gongyi, que fica às margens do Rio Amarelo e é vizinha de Zhengzhou, após o colapso generalizado de casas e prédios por causa das chuvas.

Em Luoyang, uma cidade de sete milhões de habitantes também próxima à capital, uma fenda de 20 metros aberta na barragem de Yihetan "pode romper a qualquer momento", segundo o exército.

As chuvas assolam a província de Henan desde o último sábado (17), e em 3 dias choveu o esperado para um ano inteiro em Zhengzhou.

Saiba mais sobre: