Corpos de vítimas ficam espalhados pelas ruas após enchentes na Líbia

Segundo a Federação Internacional da Cruz Vermelha 10 mil pessoas estão desaparecidas
Por Redação

Foto: Reprodução Enchentes foram causadas pelo furacão Daniel
Enchentes foram causadas pelo furacão Daniel

As enchentes que atingiram a Líbia nos últimos dias, deixaram um rastro de devastação com milhares de corpos espalhados e cerca de 10 mil pessoas desaparecidas no país. A informação foi confirmada por um representante da Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelha (IFRC, na sigla em inglês).

De acordo com o chefe da delegação da Cruz Vermelha na Líbia, Tamar Ramadan, ainda não foi possível obter um número definitivo de vítimas mortas, mas o número de desaparecidos já chegou a 10 mil.

As enchentes e deslizamentos foram gerados pelas chuvas torrenciais em decorrência do furacão "Daniel" e destruíram bairros inteiros, estradas e danificaram a infraestrutura geral.

De acordo com o ministro da aviação do governo que controla o leste da Líbia e parte da equipe de resposta à emergência, há corpos espalhados por toda parte. O fato ocorre por causa da divisão política que há no país desde o assassinato do ditador Muammar Gaddafi, em 2011. Após sua morte o país se encontra com um governo reconhecido internacionalmente operando a partir da capital, Trípoli, e outro governo no leste.

Após 12 anos de guerra civil na Líbia, não há equipes de resgate capazes de agir em face de uma catástrofe.

Os Estados Unidos informou que enviará ajuda ao leste da Líbia em coordenação com os parceiros da ONU e as autoridades líbias. Países como Egito, Alemanha, Irã, Itália, Catar e Turquia também informaram que irão enviar reforços.

Saiba mais sobre: