Em Portugal, Centro-Direita vence as eleições

A votação ocorreu neste domingo 10, em todo o país
Por Redação

Foto: MIGUEL RIOPA/AFP. Novas eleições podem representar instabilidade para o país
Novas eleições podem representar instabilidade para o país

No domingo 10, os eleitores portugueses foram às urnas para eleger os novos membros do parlamento, que formarão o governo. Os resultados oficiais de todas as regiões de Portugal indicam que o Partido Socialista (PS) será transferido para a posição de oposição, enquanto que a direita reunida na Aliança Democrática (AD) conquista uma maioria mínima no parlamento.

O líder da AD (Aliança Democrática), de centro-direita, Luís Montenegro, reivindicou a vitória — o país estava há oito anos sob o governo socialista do primeiro-ministro António Costa. Com 99,01% dos votos apurados, a AD, coligação composta pelo PSD (Partido Social Democrata) e dois partidos conservadores menores, e o PS (Partido Socialista) aparecem cada um com 28,67%.

A coligação Chega é considerado o grande vencedor dessas eleições, passando de 7,8% para 18% dos votos e aumentando de 12 para 46 deputados, alcançou o terceiro lugar nos resultados. O resultado representa o crescimento da ultradireita em Portugal, quase quadruplicando a sua bancada. Seu líder, André Ventura, declarou-se disponível para integrar o governo com a AD.

Portugal é uma república parlamentarista, governo em que se trata de uma república na qual o chefe de estado é eleito democraticamente, mas o governo é exercido pelo Parlamento, que é eleito pelo povo.

O presidente é o chefe de estado e desempenha principalmente funções cerimoniais, enquanto o primeiro-ministro é o chefe de governo e lidera o executivo.

O primeiro-ministro é geralmente o líder do partido político com a maioria no Parlamento ou o líder de uma coalizão parlamentar.

O Parlamento, conhecido como Assembleia da República, é unicameral e é composto por deputados eleitos por voto popular. O sistema político de Portugal é baseado em princípios democráticos e segue uma estrutura constitucional estabelecida pela Constituição da República Portuguesa.

*Com informações da AFP, Ansa, Euronews, Publico e Reuters.

Saiba mais sobre: