EUA autorizam Ucrânia a utilizar armas de longo alcance contra a Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou a Ucrânia a usar armas americanas
Por Redação

Foto: Reprodução EUA autorizam Ucrânia a utilizar armas de longo alcance contra a Rússia
EUA autorizam Ucrânia a utilizar armas de longo alcance contra a Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, autorizou quem Ucrânia use armas americanas de longo alcance no território russo, de acordo com a imprensa dos EUA, o presidente Joe Biden autorizou a Ucrânia a usar armas de longo alcance americanas para ataques limitados dentro da Rússia, algo que nem a Casa Branca, nem o Pentágono confirmaram.

As armas autorizadas são especificamente mísseis guiados supersônicos chamados ATACMS, que podem carregar ogivas convencionais ou de fragmentação e têm um alcance de cerca de 190 milhas ou 300 quilômetros, segundo o jornal "The Washington Post".
Estima-se que os mísseis podem atingir o suficiente para alcançar partes do sul do território russo, na fronteira com a Ucrânia.


Zelensky

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reagiu à notícia neste domingo (17), via aplicativo Telegram.

“Ataques não são feitos com palavras. Essas coisas não se anunciam. Os mísseis falarão por si”, afirmou, em vídeo.


Vladimir Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, já advertiu o Ocidente sobre as consequências de permitir que a Ucrânia use armas de longo alcance para atacar o território do país, informou neste domingo o Ministério das Relações Exteriores russo, após informações de que os Estados Unidos teriam dado autorização nesse sentido.

Na época, Putin afirmou que, se o Ocidente concordar em autorizar ataques dentro da Rússia com seus mísseis de longo alcance, isso mudaria a “essência” e a “natureza” do conflito na Ucrânia.

“Isso significará que os países da Otan, os EUA e os Estados europeus estão lutando com a Rússia”, disse Putin na ocasião.