Governo da Holanda autoriza eutanásia em mulher com problemas psiquiátricos

Holandesa de 29 anos solicitou eutanásia ao governo após sofrer de vários problemas de saúde mental
Por Redação

Foto: Reprodção Instagram Zoraya ter Beek convive com depressão crônica, ansiedade, transtorno de personalidade e Transtorno do Espectro Autista
Zoraya ter Beek convive com depressão crônica, ansiedade, transtorno de personalidade e Transtorno do Espectro Autista

A holandesa Zoraya Ter Beek de 29 anos, recebeu autorização do governo de seu país para se submeter à eutanásia, após mais de dez anos lutando contra problemas psiquiátricos. A mulher que sofre de Transtorno do Espectro Autista (TEA), depressão crônica, ansiedade, trauma e um transtorno de personalidade não especificado, realizou diversos tratamentos ao longo de dez anos e, após obter um feedback de seu psiquiatra afirmando que "havia tentado de tudo", ela decidiu solicitar a eutanásia ao governo.

De acordo com uma entrevista concedida ao jornal britânico The Guardian, Ter Beek afirma que os impactos causados por seus problemas de saúde mental começaram desde a primeira infância. Ao longo da vida ela fez tratamentos que vão desde psicoterapia a sessões de eletroconvulsoterapia (ECT), além de encontrar um namorado que está com ela hoje, entretanto a mulher afirma que "não sobrou nada" em que pudesse apostar e em 2020 pediu ao governo para ser submetida a eutanásia.

Ter Beek afirmou que sua morte ocorrerá em casa onde vive com seu parceiro. Ela explicou como será o processo: "Eles vão começar me dando um sedativo, e não vão me dar os remédios que param meu coração até eu entrar em coma. Para mim, será como adormecer. Meu parceiro estará lá, mas eu disse a ele que está tudo bem se ele precisar sair da sala antes do momento da morte".

A eutanásia na Holanda é permitida desde 2002, o local foi o primeiro país do mundo a autorizar a prática, mas outras nações já permitem aos pacientes definirem seus próprios futuros. Posteriormente países como: Bélgica, Luxemburgo, Colômbia, Canadá, Espanha e Nova Zelândia passaram a adotar a prática.

Entenda o que é Eutanásia

É um procedimento regido por uma série de regras nos países em que é permitido e consiste em que pessoas em determinadas situações possam optar por tirar a própria vida sem sentir dor. Geralmente é feito com a ajuda de um profissional da área de saúde que administra um sedativo no paciente que o induz ao coma em seguida à morte.