Guerra ameaça criar "uma onda sem precedentes de fome”, diz chefe da ONU

Guterres acredita que não haverá nenhum país que não seja afetado pela crise na Ucrânia
Por Redação

Foto: FAO/Genya Savilov Chefe da Onu alertou que guerra pode trazer onda de fome sem precedentes
Chefe da Onu alertou que guerra pode trazer onda de fome sem precedentes
Foto: FAO/Genya SavilovChefe da Onu alertou que guerra pode trazer onda de fome sem precedentes
Chefe da Onu alertou que guerra pode trazer onda de fome sem precedentes

O Chefe da Organização das Nações Unidas- ONU, António Guterres, declarou nesta quarta-feira 8, que “a guerra está ameaçando criar uma onda sem precedentes de fome”, com caos econômico e social à beira de acontecer. Guterres acredita que não haverá nenhum país que não será de alguma maneira influenciado pela crise na Ucrânia. 

A declaração foi feita durante o lançamento de uma força-tarefa em resposta à Crise Global sobre Alimentos, Energia e Finanças que ocorreu nesta quarta-feira 8, na sede da ONU, em Nova Iorque.

Ele lembrou ainda que o preço dos alimentos está perto de atingir uma alta recorde, além dos preços dos fertilizantes, que mais que dobraram, “soando o alarme por todos os lados”. Guterres destacou que sem fertilizantes, haverá queda de estoques de milho, trigo e arroz, com “impactos arrasadores para bilhões de pessoas na Ásia e na América do Sul”.  

Enquanto neste ano a crise de alimentos é sobre falta de acesso, o secretário-geral da ONU teme que no próximo ano, o problema seja a falta de comida. Ele lembrou que o fim da guerra é essencial.

Saiba mais sobre: