OMS monitora surto de varíola dos macacos, 92 casos são confirmados no mundo

Espanha, Reino Unido e Portugal são os países com mais casos confirmados.
Por Redação

Foto: Grande Piauí Varíola dos macacos
Varíola dos macacos
Foto: Grande PiauíVaríola dos macacos
Varíola dos macacos

A agência de notícias da Organização Mundial da Saúde, OMS informou neste domingo 22, que existem 92 casos confirmados da varíola dos macacos em todo mundo com 28 suspeitas. Todos os casos confirmados foram testados em laboratório. 

Ainda de acordo com a OMS, nenhuma morte associada foi relatada até o momento. Espanha, Reino Unido e Portugal são os países com mais casos confirmados.

A agência de saúde da ONU enfatizou que a varíola se espalha de maneira diferente do Covid-19, incentivando todas as pessoas a “se manterem informadas de fontes confiáveis, como autoridades nacionais de saúde” sobre a extensão de qualquer surto em suas comunidades.

Sintomas

A OMS explica que a varíola dos macacos causa febre, erupção extensa característica e linfonodos geralmente inchados.

O período de incubação do vírus pode variar de 5 a 21 dias. O estágio febril da doença geralmente dura de 1 a 3 dias com sintomas que incluem febre, dor de cabeça intensa, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular e falta de energia.

O estágio febril é seguido pelo estágio de erupção cutânea, com duração de 2 a 4 semanas. A proporção de pacientes que morrem variou entre 0 e 11% em casos documentados e foi maior entre crianças.

Saiba mais sobre: