OMS quer ação urgente para garantir água potável, saneamento e higiene global

A Organização afirma que ações urgentes devem ser implementadas para garantir água
Por Redação

Foto: Unicef/Frank Dejongh Menina bebe água no pátio de sua escola, em Goré, no sul do Chade.
Menina bebe água no pátio de sua escola, em Goré, no sul do Chade.
Foto: Unicef/Frank DejonghMenina bebe água no pátio de sua escola, em Goré, no sul do Chade.
Menina bebe água no pátio de sua escola, em Goré, no sul do Chade.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, afirma que ações urgentes devem ser implementadas para garantir água, saneamento e higiene globalmente. Um novo relatório da agência de saúde da ONU também aponta que é necessária a gestão sustentável do recurso para evitar impactos na saúde de milhões de pessoas.

As conclusões do estudo, feito com análise da ONU Água, mostram que a aceleração dessas medidas é fundamental para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6, para a universalidade do acesso à água e saneamento até 2030.

Metas de saneamento

Enquanto 45% dos países estão a caminho de atingir suas metas de cobertura de água potável definidas nacionalmente, apenas 25% seguem para alcançar os objetivos de saneamento básico.

Menos de um terço afirmam ter os recursos humanos necessários para realizar as principais funções de água potável, saneamento e higiene, conhecido pela sigla em inglês Wash.

O estudo publicado pela OMS e ONU Água detalha o estado mais recente dos sistemas Wash em mais de 120 nações e é a maior coleta de dados do maior número de países até o momento.

Investimento em água potável, saneamento e higiene

Segundo o levantamento, embora o investimento em água potável, saneamento e higiene tenha subido em algumas partes do globo, mais de 75% das nações avaliadas relataram financiamento insuficiente para implementar seus planos e estratégias.

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, alertou para uma crise urgente com o “acesso deficiente a água potável segura, saneamento e higiene”, que encurta milhões de vidas anualmente.

Ele ressalta que com a frequência e intensidade crescentes de eventos naturais extremos relacionados ao clima continua, aumentando a dificuldade na prestação de serviços seguros.

Engajamento nacional e mudança climática

O chefe da OMS ainda fez um apelo a governos e parceiros de desenvolvimento para que fortaleçam os sistemas e investimentos em água potável e serviços de saneamento com gestão segura para todos até 2030.

Os dados mostram que a maioria das políticas e planos para água potável, saneamento e higiene não aborda os riscos das mudanças climáticas, nem a resiliência climática das tecnologias e sistemas de gestão do setor.

Pouco mais de dois terços dos países têm medidas para atingir as populações afetadas pelas mudanças climáticas e apenas um terço monitora o progresso e investe nessas populações.

Longe do ODS 6

O presidente da ONU Água e diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho alerta que o mundo está “seriamente fora da rota para alcançar o ODS 6”.

Gilbert F. Houngbo adiciona que a falta de investimentos deixa bilhões de pessoas expostas a doenças infecciosas, especialmente após desastres naturais.

Para ele, os novos dados apontam os compromissos voluntários que a comunidade internacional deve fazer na Conferência da Água da ONU de 2023 para cobrir comunidades mais vulneráveis e resolver a crise global de água e saneamento.

O evento, que propõe a revisão das ações da Década das Nações Unidas para Ação sobre Água e Saneamento, de 2018 a 2028, acontecerá na sede da ONU em Nova Iorque, de 22 a 24 de março de 2023.

Urgência e oportunidades

A reunião será a primeira oportunidade em 50 anos em que a comunidade global revisará o progresso e assumirá compromissos firmes para renovar as ações sobre água e saneamento. com líderes globais.

Segundo a OMS, as consequências das mudanças climáticas e eventos climáticos extremos trazem mais atenção para essas questões, destacando a necessidade urgente de uma abordagem de toda a sociedade e cooperação global para agir em conjunto.

A publicação mostra que os países que estão progredindo demonstraram alto nível de compromisso político e investimentos na melhoria e segurança de sistemas de água potável, saneamento e higiene.

Com o relatório, a OMS e a ONU Água apelam a todos os governos e partes interessadas a aumentar o apoio à prestação de serviços por meio de governança, financiamento, monitoramento, regulamentação e desenvolvimento de capacidade fortalecidos.

Saiba mais sobre: