Presidente Zelensky recebe prémio Sakharov em nome do povo Ucraniano

O prémio foi entregue durante a sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo.
Por Redação

Foto: president.gov.ua O povo da Ucrânia e o Presidente Volodymyr Zelenskyy foram laureados com o Prêmio Sakharov
O povo da Ucrânia e o Presidente Volodymyr Zelenskyy foram laureados com o Prêmio Sakharov
Foto: president.gov.uaO povo da Ucrânia e o Presidente Volodymyr Zelenskyy foram laureados com o Prêmio Sakharov
O povo da Ucrânia e o Presidente Volodymyr Zelenskyy foram laureados com o Prêmio Sakharov

O povo da Ucrânia representado pelo Presidente Volodymyr Zelenskyy, líderes escolhidos e a sociedade civil receberam nesta quarta-feira 14, o Prêmio Sakharov para a Liberdade de Pensamento, que é o maior prêmio da União Europeia por conquistas em atividades de direitos humanos.

O prémio foi entregue durante a sessão plenária do Parlamento Europeu em Estrasburgo. O Presidente da Ucrânia participou da cerimônia online.

O Chefe de Estado saudou os presentes em nome do povo ucraniano - todos aqueles que lutam e trabalham pelo bem da Ucrânia e da liberdade.

“Pelo bem de tudo sem o qual é impossível imaginar todos nós, a vida, a Europa. Impossível imaginar sem a Ucrânia e sem liberdade. E não apenas porque será simplesmente falso. Mas também porque qualquer tentativa de privar a Europa da Ucrânia e da liberdade é sempre um crime”, disse Volodymyr Zelenskyy.

O presidente observou que a Rússia está cometendo este crime contra a Ucrânia e a Europa agora. Ele expressou sua crença de que os ucranianos e todos os europeus vencerão esta luta para que nunca haja outra tentativa de privar a Europa e a Ucrânia de sua liberdade.

Ao mesmo tempo, como salientou o Chefe de Estado, é necessário agir agora, sem esperar pelo fim da guerra, responsabilizar todos os que a iniciaram e prevenir a repetição de agressões.

“Esta será a proteção mais eficaz da liberdade, dos direitos humanos, do estado de direito e de outros valores comuns nossos, que são incorporados, em particular, por este prêmio do Parlamento Europeu - o Prêmio Sakharov”, enfatizou o presidente.

Ele agradeceu a todos que ajudam a investigar os crimes dos ocupantes em nosso país, que buscam informações sobre assassinos e terroristas russos, bem como ao Tribunal Penal Internacional, que tem a clara intenção de garantir justiça pelo que os ocupantes cometeram no território do nosso país.

“Sou grato a todos os líderes e estados, todos os políticos e organizações internacionais que estão trabalhando conosco e estão fazendo todos os esforços possíveis para criar um tribunal para o crime de agressão russa contra a Ucrânia. Convoco todos vocês, seus partidos e estados para apoiar efetivamente este trabalho! O tribunal deve começar a trabalhar”, enfatizou.

Volodymyr Zelenskyy também pediu aos eurodeputados que apoiem o reconhecimento do crime do Holodomor contra o povo ucraniano como genocídio.

“A Europa deve dar o sinal mais forte possível de que não haverá uma única lacuna na história das tragédias em nosso continente, na história dos crimes contra a humanidade e a humanidade cometidos em nossa terra. Eu acredito que assim será!” disse o presidente.

O Chefe de Estado agradeceu o apoio do Parlamento Europeu e homenageou a luta ucraniana com este prêmio.

Volodymyr Zelenskyy agradeceu pessoalmente à Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que anunciou o povo da Ucrânia como o laureado com o Prêmio Sakharov deste ano.

“Agradeço a você pessoalmente, Roberta, por nos apoiar - você veio a Kyiv em um momento difícil e perigoso, por apoiar nossas reformas, nosso movimento para estruturas europeias e por realmente ajudar. Obrigado”, observou.

Por seu lado, Roberta Metsola observou que é uma grande honra para ela felicitar os laureados deste ano com o Prêmio Sakharov, que é o prêmio de maior prestígio para a liberdade de pensamento.

"Este ano, o prêmio é entregue à nação ucraniana, ao presidente ucraniano e a todo o povo ucraniano, que pagou um preço tão alto pela liberdade", enfatizou.

O Presidente do Parlamento Europeu observou que hoje é o 293º dia desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, e os europeus estão orgulhosos da bravura dos ucranianos que demonstram resiliência todos os dias, tanto no campo de batalha quanto durante os ataques do agressor a civis .

Roberta Metsola garantiu o apoio contínuo ao povo ucraniano na guerra pelos valores comuns, porque todos, inclusive os ucranianos, têm o direito de viver de acordo com os princípios da democracia e da liberdade.

"Mulheres ucranianas cantaram nas estações de metrô durante os bombardeios. Não vamos ficar de fora. Vamos apoiá-los em sua guerra por nossos valores comuns", enfatizou o presidente do Parlamento Europeu.

O Prêmio Sakharov recebeu o nome do cientista soviético, dissidente e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Andriy Sakharov (1921-1989). É concedido anualmente desde 1988 pelo Parlamento Europeu por conquistas notáveis ​​em áreas como a proteção dos direitos humanos e liberdades fundamentais, incluindo o direito à liberdade de expressão, a proteção dos direitos das minorias e o respeito pelo direito internacional, bem como o desenvolvimento da democracia e a implementação do estado de direito.

Em particular, os laureados com o prêmio deste ano foram: o Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, prefeito de Melitopol Ivan Fedorov, fundador da unidade médica de evacuação "Anjos de Taira" Yulia Paevska, defensora dos direitos humanos, ativista, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Prêmio Oleksandra Matviychuk, representantes do movimento de resistência "Fita Amarela".