Rússia adverte sobre 3ª Guerra Mundial se enviarem de tropas europeias à Ucrânia

O presidente russo também criticou a posição do presidente francês, Emmanuel Macro
Por Redação

Foto: Reprodução Rússia adverte sobre 3ª Guerra Mundial em caso de envio de tropas europeias à Ucrânia
Rússia adverte sobre 3ª Guerra Mundial em caso de envio de tropas europeias à Ucrânia
Foto: ReproduçãoRússia adverte sobre 3ª Guerra Mundial em caso de envio de tropas europeias à Ucrânia
Rússia adverte sobre 3ª Guerra Mundial em caso de envio de tropas europeias à Ucrânia

Reeleito neste domingo (17), o presidente russo Vladimir Putin falou sobre a delicada situação envolvendo a Ucrânia e o risco iminente de uma terceira guerra mundial, caso tropas europeias sejam enviadas ao país.

Putin alerta para perigo iminente

O líder russo expressou preocupação durante uma entrevista coletiva, afirmando que qualquer movimento militar estrangeiro na região poderia desencadear um conflito em larga escala. Ele ressaltou que "tudo é possível no mundo moderno" e que o envio de tropas europeias para a Ucrânia seria um passo significativo nessa direção.

Putin declarou: "Acho que quase ninguém está interessado nisso. Mas, infelizmente, pode-se perceber claramente que, se começarmos a admitir tal desenvolvimento de eventos, é um passo para uma 3ª Guerra Mundial em grande escala".

Criticas a Macron e à OTAN

O presidente russo também criticou a posição do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o envio das tropas à Ucrânia, descrevendo as ações propostas como similares às de mercenários. Putin destacou que soldados da OTAN já estão presentes no território ucraniano, o que pode acirrar ainda mais as tensões na região.

"E quanto às posições do presidente da França, já existem algumas alterações neste discurso, que este contingente executará funções secundárias, faria treinamentos para os militares na Ucrânia, [faria eles] aprenderem a usar a tecnologia ocidental e algumas outras tarefas desse tipo. Não é muito diferente do que os mercenários fazem. Nós sabemos que soldados da Otan estão presentes lá na Ucrânia", afirmou Putin.

Situação delicada

A situação na Ucrânia tem gerado preocupações globais, especialmente após a recente escalada de tensões entre a Rússia e o Ocidente. A possibilidade de uma terceira guerra mundial se tornou um tema de discussão urgente nos círculos políticos internacionais.

É essencial que os líderes mundiais busquem soluções diplomáticas para evitar um conflito de proporções catastróficas.

Destaques da matéria:

  • Putin alerta sobre risco de 3ª Guerra Mundial em caso de envio de tropas à Ucrânia
  • Líder russo critica posição de Macron e presença de soldados da OTAN no território ucraniano
  • Situação na Ucrânia gera preocupações globais e requer soluções diplomáticas urgentes

Fonte: De acordo com informações de agências internacionais.