Secretário da ONU pede paz durante jogos olímpicos

Às vésperas dos Jogos Olímpicos, ONU pede trégua de confrontos internacionais
Por Redação

Foto: ONU/Mark Garten Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, com Guterres, secretário-geral da ONU
Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, com Guterres, secretário-geral da ONU
Foto: ONU/Mark GartenPresidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, com Guterres, secretário-geral da ONU
Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, com Guterres, secretário-geral da ONU

Em vídeo na preparação da abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Japão, divulgado nesta sexta-feira(16), o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), fez um tradicional apelo em prol da paz mundial e enalteceu atletas que estarão nas Olimpíadas de Tóquio, que começam na próxima sexta-feira, dia 23 de julho.

No vídeo, António Guterres fala dos atletas do mundo todo, que passaram “por enormes obstáculos para participar das Olimpíadas, em plena pandemia de Covid-19. O chefe-geral da ONU pede ao mundo que mostre a mesma força e solidariedade nos esforços pela paz mundial.

Guterres lembrou ainda que a “trégua olímpica é um apelo tradicional”, para que as armas sejam silenciadas durante os jogos de Tóquio. Ele destacou que “povos e nações podem aproveitar esta pausa temporária” nos confrontos e assim, estabelecer “cessar-fogos duradouros e encontrar caminhos para a paz sustentável”.

O secretário pediu a todos os lados em conflito para respeitarem a Trégua Olímpica durante os Jogos de Tóquio. Ele disse esperar que a iniciativa sirva de base para os próximos meses do ano, não só durante a olimpíada. 

Segundo o chefe das Nações Unidas, buscar a paz e a união são metas comuns ainda mais importantes neste ano, com o mundo tentando acabar com a pandemia e consolidar uma recuperação global forte, inclusiva e sustentável.