Mais de meio milhão de mulheres tiveram câncer cervical ano passado

O relatório da organização aponta que a maioria dos casos se deu em países mais pobres
Por Redação

Foto: Organização Pan-Americana de Saúde Câncer de colo de útero é uma das maiores ameaças para a saúde das mulheres
Câncer de colo de útero é uma das maiores ameaças para a saúde das mulheres
Foto: Organização Pan-Americana de SaúdeCâncer de colo de útero é uma das maiores ameaças para a saúde das mulheres
Câncer de colo de útero é uma das maiores ameaças para a saúde das mulheres

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), muitas mulheres no mundo inteiro, principalmente as mais pobres, continuam morrendo de câncer do colo do útero, só no ano de 2020, mais de meio milhão de mulheres tiveram a doença e cerca de 342 mil morreram em consequência dela. 

Por causa desse dado alarmante a agência publicou no início deste mês, uma série de recomendações para combater a doença em todo o mundo. A OMS e o Human Reproduction Programme (HRP) lançaram uma nova orientação para ajudar os países a progredir mais rapidamente e de forma mais equitativa no rastreio e tratamento dessa enfermidade.

A estratégia pede que 70% das mulheres do globo façam o exame regular para evitar a doença e que 90% daquelas que precisem de tratamento, recebam o atendimento. 

O vírus que causa a doença é o vírus do papiloma humano mais conhecido como HPV e a vacinação é um importante meio de prevenção contra o câncer cervical. De acordo com a OMS, além da vacina, a implementação da nova estratégia pode prevenir 62 milhões de mortes pela doença nos próximos 100 anos.

Para que um maior impacto do programa de prevenção e controle do câncer do colo do útero, reforçar a adesão dos pacientes e garantir um tratamento rápido das mulheres com diagnóstico de HPV ou lesões pré-cancerosas é essencial.

A OMS pede que todas as mulheres tenham acesso e façam testes regulares de rastreio do câncer do colo do útero de acordo com as recomendações das autoridades de saúde locais.

Saiba mais sobre: