Sumiço de vôo MH370 da Malaysia Airlines completa 10 anos sem solução

O caso completa uma década nesta sexta-feira 8 de março
Por Redação

Foto: Reprodução Sumiço do voo completa dez anos hoje
Sumiço do voo completa dez anos hoje

O sumiço do vôo MH370 da Malaysia Airlines completou nesta sexta-feira 8, dez anos sem solução. Foi no sábado 8 de março de 2014 que o Boeing 777 desapareceu dos radares enquanto realizava a rota do aeroporto de Kuala Lumpur(Malasia) para Pequim(China). A aeronave que levava 239 pessoas a bordo, nunca foi localizada. Com uma operação de busca que foi considerada a maior da história da aviação, as buscas foram encerradas em 2017.

Durante os mais de dois anos de buscas, apenas alguns destroços que pareciam ser da aeronave foram encontrados na costa leste da África e nas ilhas no Oceano Índico, mas nenhum vestígio dos 239 passageiros —a maioria deles chineses. Em 2018, uma empresa privada norte-americana retomou as buscas para encontrar o MH370 em uma nova região, mas sem sucesso.

Essa semana, muitos entes queridos dos desaparecidos voltaram à Malásia para instar as autoridades locais a relançarem uma busca antes do aniversário dessa sexta-feira (8). Para encorajamento das famílias, autoridades da Malásia anunciaram neste domingo (3), que podem retomar a busca pelo MH370. Uma empresa norte-americana que tentou encontrar o avião em 2018 propôs uma nova busca no sul do Oceano Índico, onde se acredita que o avião da Malaysia Airlines tenha caído.

O Ministro dos Transportes, Anthony Loke, afirmou que convidará a empresa de robótica marinha Ocean Infinity, com sede no Texas (EUA), para apresentar a ele sua mais recente proposta de "sem resultado, sem custo". Há tempos, o governo afirma que não apoiaria outra busca sem novas pistas sobre a localização do avião.

Saiba mais sobre: