Terremoto deixa 150 mortos e centenas de feridos no Nepal

O tremor de magnitude 6,4 atingiu a região oeste do país no sábado 4
Por Redação

Foto: cortesia de Prakash Kumar Shahi, Diretor Jurídico, Município de Bheri, Jajarkot Casas danificadas pelo terremoto de magnitude 6,4 que atingiu o oeste do Nepal em 3 de novembro
Casas danificadas pelo terremoto de magnitude 6,4 que atingiu o oeste do Nepal em 3 de novembro
Foto: cortesia de Prakash Kumar Shahi, Diretor Jurídico, Município de Bheri, JajarkotCasas danificadas pelo terremoto de magnitude 6,4 que atingiu o oeste do Nepal em 3 de novembro
Casas danificadas pelo terremoto de magnitude 6,4 que atingiu o oeste do Nepal em 3 de novembro

Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu distritos remotos e rurais no oeste do Nepal, na madrugada de sábado 4. Relatos apontam mais de 150 mortos e centenas de feridos.

O tremor atingiu os distritos remotos e rurais de Rukum e Jajarkot pouco antes da meia-noite de sexta-feira 4, no horário local, enquanto as famílias dormiam em suas casas, em sua maioria de tijolos de barro, prendendo muitas pessoas sob os escombros. Desde então, vários tremores secundários foram relatados.

O abalo foi sentido na capital, Katmandu, a cerca de 510 quilômetros de distância do seu epicentro. Em 2015 terremotos no país causaram quase 9 mil mortes, destruíram ou danificaram gravemente mais de 500 mil casas e reduziram cidades, escolas, hospitais e locais históricos centenários a escombros.

De acordo com o Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários, Ocha, o acesso a Jajarkot está supostamente obstruído por deslizamentos de terra provocados pelo terremoto. Esforços estão em andamento para reabrir a estrada.

A maior parte dos danos até agora foi relatada em Jajarkot e Rukum. O governo destacou helicópteros do exército para busca e salvamento e enviou pessoal médico adicional para hospitais regionais e de campanha.

Saiba mais sobre: