Ucrânia acusa Rússia de lançar míssil balístico intercontinental em ataque

ICBMs são armas de longo alcance projetadas para serem disparadas no espaço
Por Redação

Foto: Reprodução ICBMs são armas de longo alcance projetadas para serem disparadas no espaço
ICBMs são armas de longo alcance projetadas para serem disparadas no espaço

Ucranianos acusaram a Rússia de ter utilizado um míssil balístico intercontinental (ICBM) num ataque na manhã desta quinta-feira (21) contra a cidade de Dnipro, que deixou duas pessoas feridas. Não foram divulgados detalhes sobre o tipo de ICBM finalizado utilizado, e a CNN informou que não conseguiu verificar de forma independente da alegação.

O que são mísseis balísticos intercontinentais?

ICBMs são armas de longo alcance projetadas para serem disparadas no espaço antes de liberar uma ou mais ogivas que reentram na atmosfera terrestre e atinjam seus alvos. Com alcance mínimo de 5.500 milhas, algumas versões podem superar 9.000 milhas, conforme informações do Centro de Controle de Armas e Não Proliferação.

Esses mísseis são lançados a partir de silos compactos ou veículos móveis e são movidos por combustível sólido ou líquido. Mísseis com combustível sólido são considerados mais perigosos devido à sua capacidade de serem lançados rapidamente, enquanto os movidos a combustível líquido exigem mais tempo de preparação.

Histórico dos ICBMs

O primeiro lançamento de um ICBM foi realizado pela União Soviética em 1957, enquanto os Estados Unidos realizaram seu primeiro teste em 1959. Desde então, essas armas se tornaram um dos elementos centrais das estratégias de dissuasão nuclear.

Outros tipos de mísseis balísticos

Além dos ICBMs, existem outros tipos de mísseis balísticos classificados por alcance:

Mísseis de alcance intermediário (IRBM): entre 3.000 e 5.000 milhas.

Missões de alcance médio: entre 1.000 e 3.000 milhas.

Missões de curto alcance: menos de 1.000 milhas.

O uso de um ICBM em um ataque convencional seria uma ação incomum, devido à sua concepção primária para transporte de armas nucleares e ao seu custo elevado. Caso seja confirmada a alegação ucraniana, o incidente poderá representar uma nova escalada no conflito.