Ucrânia e os Estados Unidos iniciam uma nova etapa nas relações bilaterais

Zelenskyy disse que todas as reuniões de hoje trataram da questão de combater o terror russo
Por Redação

Foto: Reprodução Presidente da Ucrânia após as negociações com o Presidente dos Estados Unidos em Washington
Presidente da Ucrânia após as negociações com o Presidente dos Estados Unidos em Washington
Foto: ReproduçãoPresidente da Ucrânia após as negociações com o Presidente dos Estados Unidos em Washington
Presidente da Ucrânia após as negociações com o Presidente dos Estados Unidos em Washington

Desde o início do ataque russo, a Ucrânia e os EUA atingiram o nível de uma aliança verdadeiramente significativa. Isso foi afirmado pelo presidente Volodymyr Zelenskyy durante uma negociação com o presidente dos EUA, Joseph Biden, após a reunião em Washington.

O Chefe de Estado enfatizou que sua atual visita aos EUA é histórica nas relações bilaterais entre a Ucrânia e a América.

"Durante 300 dias desta guerra, realmente iniciamos uma nova etapa em nossas relações - Ucrânia e EUA - atingimos o nível de aliança real, que é 100% preenchida com conteúdo real. Senti isso hoje em todas as minhas reuniões , em todas as nossas negociações. Quero agradecer mais uma vez ao Sr. Presidente Biden por seu apoio sincero e, mais importante, por sua compreensão da Ucrânia. E também por construir e manter uma coalizão internacional para fortalecer a ordem jurídica internacional", disse Volodymyr Zelenskyy .

Ele também agradeceu ao líder americano pelos esforços pessoais e passos sábios que unem a comunidade mundial em torno da proteção do direito internacional, cooperação pacífica e compreensão mútua, o que é útil não apenas para a Ucrânia e os EUA, mas também para todos os países do mundo.

"Sei que a liderança americana permanecerá forte e globalmente tangível. Os Estados Unidos defenderão nossos valores compartilhados, os valores da liberdade. E acredito que, apesar de quaisquer mudanças pessoais na composição do Congresso, o apoio bicameral e bipartidário permanecerá. Agradeço a todos os que trabalham precisamente para este fim”, disse o Chefe de Estado.

Volodymyr Zelenskyy disse que todas as reuniões de hoje trataram da questão de combater o terror russo e restaurar a infraestrutura destruída da Ucrânia, principalmente o setor de energia.

"Temos que passar por este inverno. Temos que proteger nosso povo. Devemos e seremos o mais específico possível em tais questões - esta é uma questão humanitária chave para nós agora. É uma questão de sobrevivência", disse ele.

Além disso, de acordo com o presidente, novas sanções e pressão legal sobre o estado terrorista foram discutidas durante as negociações.

"A Rússia deve ser responsabilizada por tudo o que faz contra nosso estado, contra nosso povo, contra toda a Europa e o mundo livre", enfatizou o presidente da Ucrânia.

Ele também observou a importância da liderança dos EUA na implementação da Fórmula de Paz Ucraniana.

"Estamos oferecendo pontos muito específicos - e o que a América pode fazer para ajudar a cumpri-los. Oferecemos a Cúpula Global da Fórmula da Paz e sou grato aos nossos aliados americanos por nos ouvirem - e sentirem o mesmo que nós como importante é manter a iniciativa e procurar maneiras de restaurar a integridade territorial e a ordem internacional da Ucrânia", disse Volodymyr Zelenskyy.

Por sua vez, o presidente dos EUA observou que a visita de Volodymyr Zelenskyy a Washington neste momento é importante precisamente para que o povo americano e o mundo inteiro ouçam em primeira mão sobre a ajuda e o apoio de que a Ucrânia precisa em 2023.

"300 dias de ataque não provocado, injusto e em larga escala ao povo da Ucrânia. Por 300 dias, o povo da Ucrânia tem mostrado à Rússia e ao mundo inteiro sua resiliência e indomabilidade na luta por seu país. Direi a todos o povo, a todo o povo da Ucrânia - você demonstrou sua determinação e confiança diante dos apetites imperialistas de um país que pensou que poderia conquistá-lo e falhou. Você ainda resiste e está lutando", afirmou Joe Biden.

Ele observou que, desde a invasão da Rússia, o povo americano e outros países apoiaram a Ucrânia impondo sanções e fornecendo várias ajudas, incluindo ajuda humanitária, militar e financeira. O presidente dos EUA garantiu que esse apoio continuará.

Em particular, Joseph Biden enfatizou que os Estados Unidos e seus aliados estão cientes da importância de ajudar a Ucrânia a reconstruir sua infraestrutura energética danificada como resultado dos ataques da Rússia.

"A Rússia usa o inverno como arma. Este é um exemplo de crimes cometidos pela Rússia contra a população civil da Ucrânia", disse o presidente dos Estados Unidos.

Ele garantiu ao presidente Volodymyr Zelenskyy e ao povo ucraniano que os americanos os apoiarão pelo tempo que for necessário.

"O que você está fazendo, o que você conquistou é importante não apenas para a Ucrânia, mas também para o mundo inteiro. Juntos, continuaremos a manter a chama da democracia e esta luz vencerá a escuridão", assegurou o presidente dos Estados Unidos.

Saiba mais sobre: