Unesco implementa medidas emergenciais para proteger jornalistas na Ucrânia

Unesco entregará coletes e capacetes para jornalistas que estão na Ucrânia.
Por Redação

Foto: Unsplash/Engin Akyurt Unesco entregará coletes e capacetes para jornalistas que estão na Ucrânia.
Unesco entregará coletes e capacetes para jornalistas que estão na Ucrânia.
Foto: Unsplash/Engin AkyurtUnesco entregará coletes e capacetes para jornalistas que estão na Ucrânia.
Unesco entregará coletes e capacetes para jornalistas que estão na Ucrânia.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, acaba de anunciar novas medidas de emergência para proteger jornalistas que estão trabalhando na Ucrânia e ajudá-los “a poder continuar divulgando informações sobre a guerra” de forma segura.  

A Unesco também está fornecendo, num primeiro momento, 125 kits de equipamento de proteção pessoal, além de treinamento para a cobertura jornalística em ambientes hostis.  

Profissionais mortos e feridos  

A diretora-geral da agência, Audrey Azoulay, afirma que a Unesco está “determinada em apoiar e a proteger jornalistas e profissionais da mídia” que estão arriscando suas vidas na Ucrânia.  

Pelo menos quatro profissionais que cobriam a guerra foram mortos desde que o conflito começou, incluindo a produtora ucraniana Oleksandra Kuvshynova, o jornalista irlandês Pierre Zakrzewski e o americano Brent Renaud. Todas as mortes foram condenadas pela Unesco, além de vários outros profissionais que ficaram feridos.  

Desde o primeiro dia da guerra, a agência tem pedido de forma consistente o respeito à lei internacional pela proteção de jornalistas, técnicos, produtores e outros profissionais da mídia e feito apelos para que não aconteçam ataques no setor da comunicação.  

Coletes à prova de bala  

Segundo a Unesco, milhares de jornalistas estão reportando diretamente da Ucrânia, sendo que muitos não têm equipamentos adequados de proteção. Os kits enviados pela agência, incluindo coletes à prova de bala e capacetes, serão entregues na próxima semana pela ONG Repórteres sem Fronteiras.  

A Unesco também está traduzindo para ucraniano o seu manual de treinamento para jornalistas em zonas de conflito e distribuindo este guia em vários outros idiomas. Os profissionais também podem participar de cursos online, que cobrem inclusive os traumas associados ao trabalho em ambientes hostis. 

Saiba mais sobre: