Vulcão em Erupção na Indonésia deixa pelo menos 10 mortos

Vulcão Lewotobi Laki-Laki fica localizado na ilha de Flores no leste da Indonésia
Por Redação

Foto: reprodução Lavas e cinzas que saíram do vulcão incendiaram dezenas de casas na região
Lavas e cinzas que saíram do vulcão incendiaram dezenas de casas na região

A erupção do vulcão Lewotobi Laki-Laki, no leste da Indonésia, deixou pelo menos dez mortos, na noite desse domingo (3/11). A informação está de acordo com Abdul Muhari, porta-voz da Agência de Gestão de Desastres (BNPB) do país. O vulcão está localizado na ilha de Flores, muito popular entre os turistas da região.

A explosão ocorreu logo após a meia-noite seguida de uma série de outras erupções, expelindo uma densa nuvem de fumaça que chegou a 2.000 metros de altura, conforme registrada em vídeos por moradores locais. Cinzas quentes atingiram vilas próximas ao vulcão, incendiando várias casas.

“Após a erupção, houve falta de eletricidade e depois choveu e houve grandes relâmpagos que causaram pânico entre os residentes”, detalhou o porta-voz do Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos (PVMBG), Hadi Wijaya.

A agência de monitoramento de vulcões da Indonésia informou que pelo menos 10 mil pessoas foram afetadas pela erupção no distrito de Wulanggitang, concentradas nas seis aldeias mais próximas do vulcão – Pululera, Nawokote, Hokeng Jaya, Klatanlo, Boru e Boru Kedang.

Esta é a segunda erupção da Indonésia em poucas semanas. O vasto arquipélago indonésio está sujeito a frequentes atividades sísmicas e vulcânicas devido à localização no chamado "anel de fogo" do Pacífico.

A polícia local elevou o nível de alerta ao seu patamar mais alto e pediu aos turistas e moradores que não se envolvam em nenhuma atividade em um raio de sete quilômetros da cratera.

Saiba mais sobre: